Escolas de Aracaju são desinfetadas para retorno seguro das aulas presenciais

De modo a atender as recomendações de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e fortalecer as ações de combate ao coronavírus na capital, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem intensificado os serviços de sanitização e desinfecção nas escolas da rede municipal de ensino.

Ao todo, 21 das 74 unidades de ensino da Prefeitura já foram desinfetadas. Hipoclorito de sódio e sabão geleia são utilizados para a higienização, que é executada em todas as salas, pátios, áreas comuns e espaços externos das unidades, para remoção do vírus.

Esta é uma das medidas, entre outras adotadas pela Semed, para intensificar a proteção ao coronavírus nas unidades de ensino. Através de verbas do Governo Federal (PDDE Emergencial) e do governo municipal (Prefin), as escolas já estão equipadas com itens de higiene pessoal e coletiva.

Todas já contam com totens de álcool, termômetro digital infravermelho, tapetes sanitizantes, fitas delimitadoras, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros produtos para serem usados entre os trabalhadores e pelos 30 mil alunos da rede.

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, explica que, ainda que as aulas presenciais estejam suspensas, as escolas permanecem funcionando, com equipe diretiva e outros profissionais disponíveis para atender a população, por isso uma das principais preocupações da Semed, neste momento, é a proteção de toda a comunidade escolar.

“Durante toda a pandemia a Prefeitura de Aracaju vem tendo o cuidado com todos os seus servidores, famílias e alunos. Preservar a segurança de todos é o nosso dever e um cuidado constante, contínuo. Por isso, agradecemos a Emsurb pela parceria em disponibilizar suas equipes nesta ação de desinfecção e reforçamos nosso compromisso em preparar todos os detalhes para uma volta às aulas com toda a precaução necessária”, afirma a secretária.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Joaquim Cardoso de Araújo, localizada no bairro América, Cristiane Costa afirma que o prédio da unidade foi desinfetado recentemente. “Foi bem tranquilo, fizeram a desinfecção na parte interna e externa da escola, inclusive a calçada e, após o processo, o local foi fechado. Informamos à comunidade escolar que esta ação estava sendo feita e muitos comentaram sobre a importância para prevenir não só a covid-19, mas também outras doenças transmitidas através do ar ou contaminação pelo toque”, relata.

Adequação sanitárias
No último dia 11, o jornal Folha de São Paulo publicou um levantamento em que Aracaju aparece como a segunda capital do Nordeste e sexta capital do país que mais se adequa às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que diz respeito aos protocolos de segurança sanitária para o retorno de aulas presenciais. Os dados foram levantados por pesquisadores ligados à Rede de Pesquisa Solidária.

Publicidade:

A rede municipal de ensino entrará em férias no próximo dia 7 de agosto e retomara as aulas no dia 13 de setembro. O levantamento divulgado pela Folha avaliou critérios como transporte, distanciamento, higiene, ensino remoto, máscaras, ventilação, imunização e testagem.

Com recursos do Programa Saúde na Escola (PSE), serão distribuídos para os alunos cerca de 140 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, protetores faciais, porta-máscaras, garrafas de água de uso individual, entre outros.

Além disso, foi realizada a instalação de pias onde ainda não havia, a avaliação física de todas as janelas das unidades de ensino e a Semed já está realizando encontros de formação sobre o Protocolo de Higiene e Cuidados para a orientação da rotina escolar no contexto da pandemia.

Outro ponto avaliado no estudo da Rede de Pesquisa Solidária é a imunização. Desde maio, a Prefeitura incluiu trabalhadores da Educação como grupo prioritário para a vacinação contra covid-19 e, até o momento, 2.415 profissionais da Educação de Aracaju já foram vacinados, do total de 3.014 profissionais da área que serão imunizados contra covid-19.

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta