Escolas estaduais preparam alunos para o Enem

Nesta reta final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, as escolas da rede estadual de ensino estão trabalhando a todo o vapor para preparar os alunos que participarão do Enem. As provas acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro. A primeira data é reservada para a redação, além de 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas. Já o segundo dia será destinado às 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

 

Faltando menos de 30 dias para o exame, as unidades de ensino têm promovido uma série de atividades e ações pedagógicas para fortalecer o aprendizado dos estudantes e deixá-los mais tranquilos. É o caso do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju. Desde o início deste ano, a escola tem promovido um acompanhamento individual da tutoria dos alunos do ensino médio em tempo integral, dando uma ênfase maior aos jovens dos terceiros anos. A diretora Liliane Teixeira Pina Araújo explica que, em parceria com instituições de ensino superior, por meio dos programas Pibid de residência pedagógica, os estudantes dessas universidades, juntamente com os professores do Gonçalo, têm desenvolvido algumas atividades com os alunos dos terceiros anos, visando a mobilizar e acompanhar o desempenho deles para a revisão do Enem.

 

“Além disso, nós fazemos também a utilização da verificação de defasagens ou necessidade de aprofundamento dos alunos por meio do nivelamento e das sequências didáticas, que são aplicadas quinzenalmente através do Google Forms. A partir delas a gente vê o desenvolvimento dos estudantes e faz um um um melhor acompanhamento”, disse.

 

O centro de excelência também está desenvolvendo, desde o primeiro semestre, o projeto “Momento Revisa Enem Saeb”, feito paralelamente às abordagens dos conteúdos dos terceiros anos. “Esta ação também é realizada em parceria com instituições de ensino superior. Além disso, fazemos um mapeamento de participação dos alunos nas aulas”, declarou. E as ações não param por aí. A unidade de ensino realiza atribuições de pontuação na parte flexível para que os alunos participem das aulas de pós-médio. “Essas aulas fazem com que o estudante fique mais focado nesse momento do Enem e tenha um melhor aperfeiçoamento para a escolha de qual curso ele vai seguir. Nessas aulas de pós-médio nós sempre temos convidados, como psicólogos, médicos, ex-alunos e várias pessoas de renome do estado, para que os alunos se identifiquem e tenham um melhor aproveitamento”, explicou.

Revisões, simulados e descontração

 

No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, a preparação está sendo intensa. Todas as quartas-feiras, sempre no último horário, acontece o show de aulões, quando são realizadas diversas revisões simultaneamente com professores de diferentes componentes curriculares. De acordo com Bergson Oliveira, coordenador pedagógico, os alunos escolhem e se inscrevem para assistir à revisão da disciplina em que se sentem com mais dificuldade.

 

Na próxima quinta e sexta-feira os estudantes contarão com o simuladão do Curso Pré-Universitário da Seduc, que vai prepará-los, inclusive, na parte logística, simulando o fechamento dos portões no horário certo, orientando-os sobre o tipo de caneta que devem utilizar, como poderá ser feito o lanche durante as provas, entre outras questões. O Atheneu também promove atividades para cuidar da saúde mental dos alunos, como palestra com psicóloga, e momentos de lazer como o que aconteceu no último sábado, uma corrida comemorativa ao aniversário da unidade de ensino. ”Estamos fazendo o máximo possível para aproximar os estudantes daquilo que será a prova do Enem. Todas essas atividades de união entre a preparação acadêmica e a descontração mental são importantes para que os alunos cheguem equilibrados na hora da prova”, disse o coordenador pedagógico Bergson Oliveira.

 

O diretor Daniel Lemos destacou que as ações visam a consolidar tudo o que os alunos construíram durante a vida estudantil. “É importante que eles saibam que essa preparação que receberam aqui no Atheneu é mais do que suficiente para que possam fazer uma boa prova. Esse é um momento em que a gente tenta normalizar, para eles, essas provas do Enem, que são realmente estressantes, mas para as quais eles já vêm se preparando há muito tempo”, declarou.

 

Alunos e professores aprovam iniciativas

 

A professora Elba Alves, de Geografia, explica que assim que os conteúdos são finalizados, começa o período de revisões. “São aulas com assuntos e dicas importantes. Aqui no Atheneu a gente fala sobre o Enem desde o primeiro ano do ensino médio. Então ninguém chega à prova sem ter o conhecimento prévio de como será o exame”, afirmou.

 

A aluna Lenice Ramos pretende cursar Jornalismo ou Relações Internacionais e sente-se acolhida com as ações preparatórias do Atheneu. “Como passamos muito tempo em aulas online, longe da escola, essa preparação está sendo muito importante. Será muito bom, por exemplo, esse simuladão que faremos, porque teremos contato com uma prova física, presencialmente. Além disso, a escola nos dá bastante atenção em relação ao nosso psicológico”, disse.

 

O seu colega Melquíades Santos Silva quer estudar Administração e disse que “é fundamental essa atenção que o Atheneu está dando aos alunos neste momento, com provas e revisões, além do apoio à saúde mental. Eles apoiam os estudantes com palestras de psicólogos, para que todos consigam ficar mais calmos”, afirmou.

 

No Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, a reta final para o Enem também está movimentada. Na semana de 16 a 19 de novembro será realizado o “Foca no Sonho”, com revisões das áreas  de linguagem e ciências humanas. No dia 18 será realizado um acolhimento aos alunos com atendimento psicológico e massagem. “Passaremos também muitas mensagens de carinho e incentivo para os estudantes dos terceiros anos. Estamos vendo ainda a possibilidade de ter um momento em um clube local para relaxar, com brincadeiras na quadra  e piscina, além de um almoço  especial”, explicou a diretora Thaise Muller Pontes.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *