Pular para o conteúdo
Início » Genison Pinto Santos: o cordelista da linda Ponta dos Mangues

Genison Pinto Santos: o cordelista da linda Ponta dos Mangues

Genison Pinto Santos, mais conhecido como Fio, nasceu e foi criado na cidade de Ponta dos Mangues, povoado de Pacatuba-SE. Filho de José Onildes dos Santos e Adalgisa dos Santos. É solteiro e tem um único filho: Isaque Pinto Santos.

Estudou na Escola Municipal Manoel Bispo Santos do jardim até a quarta série (atualmente 5º ano). Iniciou a 5ª série na Escola Municipal Antônio Rosa no povoado Boca da Barra. Fez o ensino médio no Colégio Estadual Dr. Leandro Maciel, em Pacatuba.  Em seguida, cursou Licenciatura em Biologia EaD (à distância), na Faculdade de Tecnologia e Ciências EaD da Bahia.

Apaixonado por sua terra Ponta dos Mangues, lugar paradisíaco, Genison buscou na beleza do seu lugar, inspiração para escrever poesia e cordel, e no ano de 2012 escreveu seu primeiro poema intitulado Ponta dos Mangues:

“Ponta dos Mangues

Querida

Como é bom te contemplar

Olhando essas paisagens

Dá vontade de ficar

De ficar te admirando

Por suas belezas naturais

E a vida que se renova

Nesses belo Manguezais”

Também em 2012, começou a fazer artesanato como xilogravura, serigrafia e artesanato com casca de coco. Em 2017, foi fundada a Academia Sergipana de Cordel (ASC), onde foi empossado como um dos membros fundadores, ocupando a cadeira de número 36. Ainda escreveu os livros de Literatura de Cordel “Zé Pescador e o Caranguejo Gigante”, “O Cordel da Tartaruga” e o “Cordel Ambiental: Reunião dos Animais.”

Uma frase que o identifica é: “O amor maior é aquele que você sente por você mesmo. Cuide como uma semente, não importa a situação. Se ame sem restrição, você fica mais contente.” (Genison Fio Pinto)

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter