Pular para o conteúdo
Início » Governo de Sergipe beneficia famílias de Campo do Brito com água de qualidade

Governo de Sergipe beneficia famílias de Campo do Brito com água de qualidade

Investimento estadual vai superar os R$ 60 mil já empregados nas obras e serviços

Uma parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Campo do Brito está beneficiando mais de 130 agrofamílias, fornecendo água de qualidade a partir de serviços de perfuração, limpeza e instalação de três poços tubulares. A construção destes sistemas de abastecimento simplificado está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), nos povoados Caatinga Redonda, Caatinga do Brito e Cercado III. Até as etapas já concluídas, nos três sistemas foram investidos R$ 59.364,89 em recursos próprios do Estado.

Edvan Batista vive e trabalha no Caatinga Redonda, onde o sistema de abastecimento já está operando. Ele conta que antes de perfurarem e instalarem o poço da Cohidro, a população fazia um grande deslocamento para pegar água em um reservatório de captação da água da chuva. “Só depois que veio este, graças a Deus, nós agora estamos pegando aqui. Foi uma benção de Deus, porque mudou tudo. Usamos a água para beber, para lavar roupa, para tudo. Ficou melhor 10 mil vezes, porque, antes, a gente ia pegar num tanque para beber”, complementou o morador que trabalha em uma casa de farinha, também na localidade.

Também morador do Caatinga de Redonda, Delício Félix é trabalhador rural e destaca a facilidade de ter água perto de casa. “Usava a carroça para ir pegar água, agora mudou foi muito! Antigamente a gente ia pegar no tanque, e agora é pertinho da casa, é diferente. Facilitou muito, é melhor para tudo e, para beber, a água é boa”, agradeceu. Além de diminuir a distância, a população conta com a confiabilidade de um poço profundo, que disponibiliza água livre de contaminantes e que é testada em laboratório, como é o caso dos poços em que os especialistas da Cohidro atuam.

A diretora de Infraestrutura Hídrica e Mecanização Agrícola da Cohidro, Elayne de Araújo, em visita ao novo sistema do Caatinga Redonda, explicou que as máquinas da companhia estadual perfuraram, bombearam e outras equipes, também da empresa, instalaram a motobomba e a tubulação. Contando com a cooperação da prefeitura municipal.

“Hoje estamos aqui em Campo do Brito, através do Governo do Estado, da Seagri e Cohidro, que nos seus 39 anos está levando água, levando oportunidade para toda a população sergipana. Fizemos perfuração de três novos poços onde os resultados foram excelentes, com a população recebendo água de qualidade nesse momento tão necessário. Água é vida e a Cohidro vem desenvolvendo esse trabalho em todo o estado. A gente quer agradecer ao prefeito Marcell, principalmente por essa parceria que vem dando muito certo. Nós encaminhamos equipamentos, a mão de obra, e o prefeito também teve essa parceria de dar um apoio logístico aqui no que foi preciso. Esse modelo aqui, no povoado Caatinga Redonda, é através de chafariz, tem a caixa d’água, a comunidade vem aqui também para poder pegar e fazer o uso do consumo nas suas casas”, acrescentou a diretora Elayne.

Prefeito municipal de Campo do Brito, Marcell Souza expõe que, dos três poços perfurados, um já está em funcionamento. “Estamos melhorando a qualidade de vida do homem do campo aqui nos nossos povoados: Caatinga Redonda, Caatinga de Brito, e Cercado. São três povoados predominantemente agrícolas, que sobrevivem da agricultura, da pecuária e esses três poços artesianos chegaram no momento certo, no momento esperado pela população. Para oferecer uma melhor qualidade de vida para o homem do campo, evitando com que ele vá à cidade em busca de emprego e fique ali na sua terra. Plantando e colhendo, produzindo, contribuindo para o desenvolvimento agropecuário da nossa cidade”, avaliou.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter