Governo de Sergipe realiza 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude

 

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv), realizou na manhã desta quinta-feira, 21, na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju, o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude. A finalidade do encontro é proporcionar qualificação para os gestores municipais de juventude e compartilhar experiências locais.

 

 

 

O evento objetivou uma agenda direcionada para a construção e execução de políticas públicas para a juventude sergipana. De acordo com o gestor da Cejuv, Eduardo Oliveira, o momento acontece para ofertar uma formação aos gestores e para realizar uma busca ativa no que tange às necessidades e demandas dos municípios.

 

 

 

“Esse é um momento de prestar contas do que estamos realizando e também de ouvir os gestores sobre o que precisamos construir dentro dos municípios para continuarmos avançando. Estamos aqui em um dia de formação também com a dinâmica de explicar os projetos da Coordenadoria e mostrando de qual política pública se trata”, destacou Eduardo Oliveira, referindo-se às iniciativas Casa da Juventude, Caravanas da Juventude e Capacita Jovem, por exemplo.

 

 

 

O superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana, ressaltou a importância de aliar as ações de juventude dentro das escolas em um modelo de regime de colaboração. “Ou seja, fazer uma ação de política de juventude de modo que possamos colher boas experiências dos municípios e que a experiência colaborativa possa ser replicada. Boa parte do público jovem está na educação; então, com as ações sendo realizadas nas escolas, elas podem manter-se abertas para a comunidade”, disse.

 

 

 

Para a presidenta do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude, Luciana Gabriela Barbosa dos Santos, a parceria com a Cejuv caminha na direção de fortalecer o diálogo com o Governo do Estado em busca de soluções e iniciativas para a juventude, por meio de políticas públicas. Para tal, Luciana mencionou algumas ferramentas para dialogar e gerar essa demanda, tais quais um comitê de políticas públicas, Fórum de Parlamentares Jovens e o Fórum da Juventude, dentre outras.

 

 

 

“Com essa estrutura pretendemos fazer uma interação entre todos. E o conselho tem a função de propor iniciativas para aumentar, formalizar, formular as políticas públicas que o Governo pode executar. Com a visibilidade do conselho poderemos ser um guarda-chuva de todas as ações voltadas para as políticas públicas de juventude do nosso estado, sendo planejadas por gestores, vereadores, organizações, movimentos, entidades e afins, em prol dos nossos jovens”, relatou Luciana Gabriela.

 

 

 

Sérgio Thiessen, secretário de Esporte e Juventude de Aracaju, ressalta a importância do evento, considerando o contexto de pandemia e os impactos causados na população jovem. “É muito importante ainda mais nesse momento de pós-pandemia que nós possamos discutir essas questões. A nossa juventude foi massacrada tanto do ponto de vista da sua saúde física, mas especialmente da saúde emocional. Nosso jovem hoje está sem emprego, sem qualificação e principalmente sem sonhos. Então, trazer para um único espaço todos os gestores de políticas públicas de juventude para discutir e apresentar propostas, trocar ideias e experiências é um grande momento que precisamos realmente aproveitar”.

 

 

 

Na programação, os gestores também participaram do lançamento da Cartilha de Orientação dos Gestores, visando expor a realidade dos jovens e como a integração, a potencialização de redes, o fortalecimento de vínculos e direito ao território são importantes para o desenvolvimento das juventudes e as políticas públicas; também a apresentação dos projetos Caravana da Juventude, Programa Casa da Juventude 4.0 e o Capacita Jovem; além da palestra intitulada Políticas Públicas para a Juventude, Educação e Trabalho, relacionadas ao diagnóstico e planejamento, execução e avaliação das ações e políticas estabelecidas pelo Governo, nas esferas federal, estadual e municipal, de prestação de serviços para as juventudes municipais.

 

 

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *