Haroldo Lima: Um Militante Político de Importante Legado

Haroldo Borges Rodrigues Lima nasceu em 07 de outubro de 1939 na cidade de Caetité-BA. Filho de Benjamin Teixeira Rodrigues Lima e da professora Adelaide Borges Rodrigues Lima, foi um militante político, ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ex-deputado do PCdoB-BA.

Foi preso durante o regime ditatorial, período no qual se filiou ao MDB na intenção de se eleger, porém retornou ao seu partido de origem PCdoB, após sua legalização.

Sobreviveu ao episódio que ficou conhecido como “Chacina da Lapa” ocorrido em 1976, onde sucumbiram 3 integrantes do partido. Retornou à Bahia em 1970, porém foi preso novamente no início da década de 80, sob a acusação de promover “quebra-quebra” em Salvador. O movimento protestava contra a carestia e melhores condições de vida na capital baiana.

Ainda na sua trajetória política, foi eleito mais 4 vezes pelo Partido Comunista para a Câmara Federal, sendo, inclusive deputado constituinte em 1988. No governo Lula dirigiu a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quando foi descoberto o Pré-sal.

No período da ditadura militar foi perseguido, preso e torturado, por sua participação ativa na política, motivo que o levou a viver na clandestinidade. Na mesma época, sua esposa Solange Silvany também foi presa, sendo considerada a primeira presa política na Bahia. Nessa ocasião, ingressou no Partido Comunista, onde participou contribuindo na organização da Guerrilha do Araguaia.

Haroldo Lima faleceu na madrugada do dia 24 de março de 2021, vítima da COVID-19. Por sua militância política de sucesso, é reconhecido por muitos que o admiravam, a exemplo do presidente do PCdoB – BA, Davidson Magalhães que teceu o seguinte comentário:

“Deixa de bater um dos corações mais generosos, íntegro, entusiasmado e combativo, que convivi nestes meus 41 anos de militância política. Fica o seu legado, o seu exemplo, suas doces e alegres memórias e o nosso compromisso de manter erguida a bandeira em defesa do Brasil e do seu povo, da esperança, do sonho do socialismo, que marcaram o seu itinerário de vida entre nós”.

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

Publicidade:

 

Referência:

GRUPO A TARDE COMUNICAÇÃO. Ex-deputado federal Haroldo Lima morre vítima de covid-19. Disponível em: <https://coronavirus.atarde.com.br/ex-deputado-federal-haroldo-lima-pcdob-morre-vitima-de-covid-19/>. Acesso em 24 mar 2021.

O TEMPO. Deputado Haroldo Lima morre de covid-19 aos 81 anos. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/politica/deputado-haroldo-lima-morre-de-covid-19-aos-81-anos-1.2463517>. Acesso em 24 mar 2021.

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres. 

 

 

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

  

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta