Pular para o conteúdo
Início » Huse registrou 11 vítimas de queimaduras por fogos de artifício durante o São João

Huse registrou 11 vítimas de queimaduras por fogos de artifício durante o São João

Onze pessoas foram atendidas vítimas de queimaduras no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), os dados correspondem à véspera e ao dia de São João, 23 e 24 respectivamente. Neste ano, como já era esperado, apresenta um crescimento em relação ao mesmo período de 2021, com queimaduras que podem desencadear consequências temporárias ou permanentes.

Na véspera de São João, dia 23, devido o acendimento de fogueiras e a queima de fogos, houve também o maior número de incidentes por queimaduras, onde as vítimas receberam atendimento na sala de retaguarda do pronto-socorro, montada exclusivamente para essa finalidade, onde 11 pessoas foram vítimas de queimaduras no total, sendo 9 por fogos de artifício e as demais apresentaram lesões por álcool, óleo e leite quente. Destas, cinco pessoas apresentaram maior gravidade sendo encaminhadas para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) onde recebem cuidados especiais, as demais foram medicadas e em seguida receberam alta hospitalar.

A noite do dia 24 apresentou um percentual elevado de vítimas por queimaduras. Foi também o segundo dia do ano com maior ocorrências do tipo, com registro de 6 vítimas, sendo 2 por fogos de artifício, além de ferimentos por líquido quente e queimadura por fogo, todas as pessoas com queimaduras atendidas na sala de retaguarda, mas o que chama a atenção é a quantidade de crianças, representando a metade das ocorrências, um terço das vítimas apresentaram maior gravidade e ficaram internadas na UTQ.

A superintendente do Huse, Adriana Meneses, afirma que o hospital se preparou bem para enfrentar esse período de retomada dos festejos juninos, após dois anos sem eventos. “Estamos com nosso estoque de curativos especiais reforçado para grande e pequenos queimados, já era esperado números maiores que no ano passado, por exemplo, também realizamos ações educativas e orientações por meio da comunicação visando fazer esse alerta, a imprensa é uma grande parceira, cumprindo a sua função social e massificando os cuidados”, disse.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter