Pular para o conteúdo
Início » João Daniel critica golpe apoiado pelos Valadares e orçamento secreto validado por Rogério

João Daniel critica golpe apoiado pelos Valadares e orçamento secreto validado por Rogério

Em entrevista concedida ao FaxAju nesta segunda-feira (13), o deputado federal João Daniel (PT) apontou “graves problemas conjunturais” que atravessaram os seus dois mandatos: no primeiro, o impeachment da presidente Dilma Rousseff; no segundo, as famigeradas emendas de relator, o chamado orçamento secreto.

João, que é presidente do diretório estadual do PT, apesar de avaliar como ‘grave problema’ a derrubada da presidenta, não vislumbra contradição em estar aliado para as eleições deste ano aos Valadares, patrocinadores locais do que o próprio deputado petista chama de golpe.

Segundo o deputado, após o impeachment “passou a vigorar um grande orçamento na mão do centrão e da base aliada que sustentou o governo Temer e agora sustenta o governo Bolsonaro”, disse João numa referência direta às emendas de relator.

Essas emendas ao Orçamento da União, chamadas de secretas por não haver a devida transparência em sua execução, totalizaram mais de R$ 40 bilhões somente em 2021, e são distribuídas pelo governo Bolsonaro a deputados e senadores aliados em troca de apoio político.

O tema é tão indigesto ao PT que, em praticamente todos os atos de sua pré-campanha à Presidência, Lula tem pedido o engajamento dos eleitores “para derrotar a bancada do orçamento secreto”, da qual faz parte o senador Rogério Carvalho, cujo voto decisivo para manutenção desse mecanismo “desonesto” no Congresso.

Para a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o voto do senador sergipano representou “um fato grave” e injustificável “diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país”.

Por conta disso, embora seja correligionário de Lula, Rogério não conta com o apoio político do ex-presidente à sua pré-candidatura a governador de Sergipe, o que tem inviabilizado o seu projeto pessoal de suceder o governador Belivaldo Chagas (PSD).

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter