Pular para o conteúdo
Início » Jovens estão desenvolvendo problemas emocionais após retorno das aulas presenciais, situação preocupa senadora Maria do Carmo

Jovens estão desenvolvendo problemas emocionais após retorno das aulas presenciais, situação preocupa senadora Maria do Carmo

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) revelou preocupação com os casos de depressão e ansiedade desencadeados em estudantes, especialmente crianças e adolescentes, no retorno às aulas presenciais. “Nos últimos dias, temos acompanhado uma série de informações, vindas de diversas partes do país, com relatos de alunos que precisaram receber apoio psicológico. Isso é muito sério e carece de um olhar cuidadoso por parte da família, da escola e do poder público para que as doenças de ordem mental sejam evitadas”, afirmou Maria.

 A deputada destacou a necessidade de se estabelecer ações articuladas junto ao Governo, através das Secretarias de Educação e Saúde para que sejam implementadas medidas que garantam assistência à essas crianças e adolescentes. “O retorno às aulas faz parte de um contexto social que precisa ser levado em conta, pois se trata de uma retomada de hábitos e comportamentos que assustam e geram insegurança e incertezas”, afirmou a deputada.

Maria destacou que, durante e após o isolamento social, o número de jovens com sintomas de ansiedade e depressão cresceu assustadoramente. “Muitos já tinham predisposição e outros passaram a apresentar. Nesse período, ouvimos relatos de profissionais da saúde sobre as lotações em consultórios e unidades de saúde por essa camada tão expressiva e importante da população em busca de apoio e tratamento”.

A parlamentar lembrou que, no pico da pandemia da Covid-19, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) já discutiam como o vírus afetaria a saúde mental, apontando alterações neurais, imunes e endócrinas relacionadas à infecção e ao distanciamento social, o que poderia contribuir para distúrbios psicológicos. “É exatamente o que estamos vivenciando hoje”, disse Maria.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter