Pular para o conteúdo
Início » Junho Laranja: Unidade de Tratamento de Queimados promove ação de conscientização e prevenção às queimaduras

Junho Laranja: Unidade de Tratamento de Queimados promove ação de conscientização e prevenção às queimaduras

É inegável a alegria que o período junino proporciona, em especial, ao nordestino. O ritmo, as danças, o colorido, as comidas típicas e a tradição cultural que envolve a época encanta a todos, independentemente da idade ou gênero. Mas esse momento de festa e celebrações pode ser interrompido a um simples acender de fogos de artifício ou à proximidade da magia de uma fogueira.

Segundo dados da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), é no período junino que a incidência de queimaduras apresenta um maior número de casos. As estatísticas da UTQ mostram que, o número de vítimas vindas de todo o estado girava em torno de 70 atendimentos, antes do período pandêmico. Na pandemia, houve uma redução de 40% na procura de assistência médica.

Para conscientizar a população sobre a gravidade das queimaduras e as sequelas físicas e psicológicas que os pacientes apresentam, além das restrições ao retorno do trabalho, a Unidade de Tratamento de Queimados do Huse, em parceria com RioMar Aracaju, realiza de 10 a 12 de junho, ação educativa para conscientizar a população e disseminar a ideia de que quando se trata de queimadura o melhor é a prevenção.

“Após dois anos de reclusão, com retomada das festas, a liberação dos fogos de artifícios e das fogueiras acreditamos que pode haver um aumento de 50% no número de atendimento a queimados. Por isso, a importância da parceria com o RioMar, para poder trazer até a sociedade a campanha Junho Laranja, ação que visa chamar a atenção de todos para o perigo que as queimaduras representam”, pontua Wandressa Nascimento, gerente da Unidade de Terapia de Queimados, do Huse.

A ação conta com simulação de paciente queimado, apresentação de vídeo e distribuição de material educativo, além da equipe da UTQ que até domingo vai permanecer no espaço, para orientar sobre as formas de prevenir as queimaduras.

O stand de atendimento fica localizado no segundo piso do RioMar (L1), bem próximo à Riachuelo. Hoje e sábado o funcionamento acontece das 10h às 22h. No domingo, das 12h às 21h.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter