Pular para o conteúdo
Início » Livro de Uchôa, Multiplicador de Sorrisos, enaltece história do educador sergipano

Livro de Uchôa, Multiplicador de Sorrisos, enaltece história do educador sergipano

Biografia autorizada foi lançada na quinta-feira, 28, na Unit.

Sob o título ‘Uchôa – Multiplicador de Sorrisos’, o jornalista formado pela Universidade Tiradentes (Unit), Milton Alves Júnior lançou a biografia autorizada do educador sergipano Jouberto Uchôa de Mendonça, na última quinta-feira, 28. A obra apresenta detalhes inéditos sobre a vida do reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes, que completou ainda neste mês 60 anos de fundação. O evento de lançamento aconteceu no foyer da Reitoria da Unit, no campus Farolândia, com a presença de colaboradores, amigos e figuras públicas.

Segundo o homenageado, o gesto de Milton em escrever sua história foi bondade e extrema grandeza. “Não posso descrever a emoção em ver minha história sendo contada neste livro. Espero que as pessoas encontrem nela toda a verdade da minha vida. Eu fui vigia, bedel, servente, tecelão… nesse trajeto todo nunca me faltou o bom tratamento do sergipano. Jamais poderia imaginar chegar onde cheguei e eu espero que no que me resta de tempo de vida, que eu não decepcione a minha terra e as pessoas daqui”, salienta o professor Uchôa.

“Quando falamos do professor Uchôa, ligamos logo à Educação, mas nesse livro, as pessoas vão conhecer o seu lado humanista, que adora ir à feira, defensor do meio ambiente e apoiado da cultura e folclore sergipano, ele que inclusive teve início no âmbito escolar, marcando quadrilha no Ginásio Pio Décimo. Quem consumir o conteúdo vai se apaixonar não só pelo professor Uchôa, mas pela professora Amélia Cerqueira e seus filhos”, conta o autor do livro.

Também entrevistada para a composição do livro, a professor Amélia Cerqueira, esposa do professor Uchôa, agradece orgulhosa a Milton pela tão grata surpresa.“Ele dedicou-se a esse livro e entrevistou toda a família com muito carinho e cuidado. Então, eu só tenho a agradecer por esse momento. São muitas histórias para contar de uma trajetória de muitas vitórias e também de muita tristeza e perdas, mas isso valoriza e engrandece a gente. Sinto que Uchôa está recebendo de volta tudo aquilo que fez durante toda a vida dele e vejo um homem realizado e feliz”, revela.

O momento do lançamento do livro foi de celebração para um dos filhos do professor, o vice-reitor da Unit, Uchôa Júnior. “É uma sensação de alegria ver o reconhecimento da sociedade, na pessoa do jornalista Milton Júnior. Meu pai já teve algumas iniciativas de produção de livros, mas o que torna essa obra ainda mais rica é por ter sido escrita sob o olhar de outra pessoa. Eu vejo um reconhecimento de um legado que se deixa, o reconhecimento em vida, que é muito importante de amor à terra”, afirma.

Aberto à sociedade, o momento também foi uma oportunidade de valorizar a história e cultura sergipana pelas quais o professor Uchôa tem tanto apreço. “Falar do professor Uchôa é muito significativo para qualquer pessoa que pensa Sergipe e queira desenvolver o Estado. A história dele impulsiona a todos nós, seja a nós da gestão pública, seja aquela pessoa que veio das classes D e E. Ele é um exemplo para todo o mundo por sua força, coragem, inteligência e a forma como trata as pessoas com muita humanidade. Por isso, a história dele precisa entrar na vida de todos nós”, acredita a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino.

Segundo o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto, a trajetória de vida do professor Uchôa revela coragem e atitude. “Eu o vejo como um grande vencedor. Um homem à frente do seu tempo, corajoso, valente e que imprimiu a filosofia da universidade privada nesse Estado. Ele teve a ousadia de construir um dos maiores grupos de Educação do Nordeste contra toda a sorte de preconceito e de origem da vida popular. Hoje, mostra a Sergipe e ao Brasil que construiu um patrimônio que orgulha a todos nós sergipanos. Para mim, ele é o maior empreendedor do estado de Sergipe”, endossa.

O livro pode ser adquirido na livrarias Escariz (em Aracaju) e para quem mora fora da cidade, basta entrar em contato com o autor pelo número: 79 99180-1180 (ligação e whatsapp). A publicação da obra contou com o apoio da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise).

Asscom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter