Lutero: Síntese da vida do homem que revolucionou o século XVI

Martinho Lutero nasceu na cidade de Eisleben, Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Filho de Hans Lutero e Margarethe Lindemann. Na infância e adolescência, estudou nas escolas de Mansfeld, Magdeburgo e Eisenach. Em 1501, ingressou na Universidade de Erfurt, onde graduou-se no curso de Filosofia e em seguida, também cursou direito.

Em 1505, salvo como que por um milagre de um raio que por pouco não o atingiu durante uma tempestade, fez uma promessa que se tornaria um monge se a tempestade passasse. Conta a história que a tempestade passou e em 17 de julho de 1505, Lutero passou a fazer parte da Ordem Agostiniana, cumprindo, assim, a promessa feita.

Passou a viver em constante oração, altoflagelação e meditações. Chamou a atenção do seu superior, Johann Von Stauptuioz, por seu espírito inquieto e o mesmo o orientou a iniciar a carreira acadêmica. Em 1507, foi ordenado padre, e em 1508, passou a lecionar na Universidade de Winttemberg.

Enquanto padre atuante, passou a observar o abuso de poder do Clero, que cobrava pelos trabalhos da igreja, antes gratuitos, sob o pretexto de que as pessoas teriam seus pecados perdoados. Assim, as indulgências eram vendidas ao povo que em sua maioria vivia em extrema pobreza, enquanto que o alto Clero vivia a ostentar luxo e fartura.

Revoltado com a situação de miséria e engano dos fiéis por parte da igreja, Lutero escreveu 95 teses denunciando as práticas abusivas, avareza, prática do paganismo e disputas entre o clero que o mesmo percebia existir, e as afixou na porta da igreja no castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517.

Logo as teses se espalharam por toda a Alemanha, principalmente através da imprensa que divulgava em larga escala, através de panfletos impressos, e houve muita revolta por parte população, outrora enganada. Esse episódio tomou uma proporção enorme, e o ex-padre foi excomungado pelo papa Leão X, em 13 de janeiro de 1521.

Com espírito revolucionário, Martinho Lutero ainda colaborou para a fuga de 12 freiras do Convento de Nimbschen. Em 13 de junho de 1525, casou-se com Catarina Von Bora, filha de família nobre, uma das fugitivas, com quem teve seis filhos.  À partir desse episódio, muitos padres e freiras, abdicaram do celibato, e, também optaram por casar.

Após seu casamento, já afastado da igreja católica, o ex-padre dedicou-se a traduzir a Bíblia para o Alemão, possibilitando, assim, que qualquer pessoa pudesse fazer a leitura das escrituras sagradas sem mediador bastando apenas ter o dinheiro para compra-la. A imprensa se encarregava pela impressão e assim todos passaram a ter acesso a Bíblia traduzida em Alemão.

Nascia, assim, um novo tempo. Começava uma nova era. As pessoas que se revoltaram com a situação que foi revelada por Lutero agora se sentiam livres para seguir um novo caminho e entenderam que para chegar a Deus não precisavam pagar e nem fazer penitências, bastava, apenas, obedecer o que estava escrito na Bíblia e adorar a Deus com o espírito quebrantado. Assim surgiu o movimento protestante, que deu origem a igreja Luterana.

Suas principais obras foram: 95 teses (1517), De Servo Arbítrio (1525), Sobre os Judeus e suas mentiras (1543), Catecismo Maior (1529), dentre outros;

Lutero faleceu no dia 18 de fevereiro de 1546, em Eisleben, na mesma cidade em que nasceu, e esta foi a sua última oração: “Meu amado Pai celestial, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus de toda consolação, agradeço-te po me teres revelado teu amado Filho Jesus Cristo, no qual tenho fé, o qual foi por mim pregado e testemunhado, ao qual amei e rendi louvores. Rogo-te, meu Senhor Jesus Cristo, toma sob teus cuidados minha pobre alma. Oh! Pai celestial, se bem que devo deixar este corpo e ser arrebatado desta vida, sei com certeza que eternamente poderei ficar contigo e ninguém poderá arrebatar-me de tuas mãos. Amém.”

 

Sou Josevânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

 

REFERÊNCIAS

 

PORTAL LUTERANOS. Martin Lutero- vida e obra. Disponível em: <https://www.luteranos.com.br/conteudo/martim-lutero-vida-e-obra>. Acesso em: 03 nov. 2021

 

HISTÓRIA DO MUNDO. Martinho Lutero. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/martinho-lutero.htm>. Acesso em: 03 nov. 2021.

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *