Pular para o conteúdo
Início » Mais de 17% da população aracajuana ainda não completou esquema de imunização contra covid-19

Mais de 17% da população aracajuana ainda não completou esquema de imunização contra covid-19

Com o planejamento da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), hoje, 91,53% da população já se encontra vacinada contra a covid-19 com, pelo menos, uma das doses, taxa que equivale a um total de 571.809 da população vacinável da capital.
Mesmo com o bom resultado do índice de vacinação, a SMS identificou um grande número de pessoas que ainda não buscaram os postos de vacinação para se imunizar, principalmente quando é levada em conta, isoladamente, categorias distintas dos grupos vacináveis e quando se trata do sistema vacinal completo, ou seja, não só a aplicação da primeira, mas também da segunda dose de um dos imunizantes disponíveis no município.
Da mesma forma que a alta taxa de vacinação fez com que caísse o número de casos de covid-19, o que permitiu que a Prefeitura de Aracaju flexibilizasse o uso de máscaras, no último dia 25 de março, quando os dados apontavam uma redução de 77,64% no número de novos casos confirmados da doença, a falta de comparecimento da população – que ainda não se imunizou – aos postos de vacinação, prolonga a fase de restrições impostas para evitar a doença.
Atualmente, no que se refere à faixa etária dos 12 aos 17 anos, o público estimado para ser vacinado é de 60.376 adolescentes, porém, 9.329 deles ainda não tomaram, sequer, a primeira dose, o que representa 15,46% de absenteísmo. Ainda, o último relatório divulgado pela SMS referente à aplicação da segunda dose em Aracaju mostra também que, do público de acima dos 5 anos, apenas 517.847 foram imunizadas com as duas doses, sendo que a estimativa é de que a vacinação alcance 624.707 aracajuanos, ou seja, a taxa de porcentagem dos faltosos é de 17,11%.
Enquanto aguarda e solicita que a população vá aos postos de vacinação o quanto antes para serem imunizadas com a primeira e segunda dose que garantem imunidade contra o vírus, a SMS segue disponibilizando para as pessoas com 60 anos ou mais a segunda dose de reforço. Do público estimado de 64.729 pessoas da melhor idade para receberem a quarta dose da vacina, 25,18% delas já estão devidamente imunizadas.