Mais de 5.100 jovens iniciam o ano de estudos no Pré-Universitário do Governo de Sergipe

O curso preparatório do Governo de Sergipe, protagonizado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Pré-Universitário, teve início na tarde desta segunda-feira, 2, para o novo ciclo de aulas do ano letivo de 2020. O Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, localizado no bairro São José, em Aracaju, recebeu os novos alunos do Preuni em uma aula inaugural no auditório da unidade.

 

O secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, proferiu aos estudantes algumas palavras de incentivo, fundadas na história escolar totalmente marcada pela Rede Pública de Ensino, realidade semelhante aos cerca de 60 estudantes presentes no primeiro dia de aula. Com uma mensagem de autonomia, o secretário provocou os alunos a se inspirarem em uma vida baseada na busca pelo conhecimento.

 

Para o diretor da unidade, Cesar Estrelado, o funcionamento do Preuni fortaleceu o ensino na instituição que mantinha o ensino convencional concomitante à Educação em Tempo Integral, o que proporcionava aos alunos que estavam matriculados no ensino convencional a extensão dos estudos. “Tem sido muito bom para a escola porque existe um fluxo de alunos entre os turnos e isso faz com que a gente continue trabalhando, organizando os espaços e dando suporte a modalidades distintas”.

 

De acordo com a coordenadora do Preuni, Gisele Pádua, este ano, estão matriculados no programa 5.195 jovens que buscam no curso uma maneira de estruturar os estudos e compreender a dinâmica de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, Sergipe possui 41 polos distribuídos em 28 municípios. “Hoje é o primeiro dia de uma trajetória de sonhos que está sendo traçada por todos esses estudantes. Nós estamos com uma expectativa muito boa de subir o número de aprovados esse ano e que estes jovens obtenham êxito no projeto de vida por eles traçado. A palavra de ordem é foco, determinação e motivação”, disse. Na ocasião, os alunos receberam o fardamento e o material didático a ser utilizado ao longo do ano.

 

Os jovens Adelayne Vitória e Eduardo Cardoso estão no Pré-universitário este ano para alcançar o desejo de chegar ao Ensino Superior. Pela primeira vez na turma, a concludente Adelayne lamenta ser difícil estudar sozinha, então compreende no curso preparatório uma forma de organizar a rotina de dedicação aos conteúdos. Já Eduardo frequenta a turma pela segunda vez, quando teve que interromper anteriormente em virtude do curso que frequenta no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Agora, os novos colegas caminham para a realização de um sonho.

 

Aprovação

 

Em 2020, o número de aprovados da Rede Estadual de Ensino computou 2.034 alunos em todo território sergipano. Mais de 60% dos aprovados foram para as cadeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), totalizando 1.428 novos universitários; sendo os demais aprovados no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e outras doze instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil como as tradicionais Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais e outras.

 

Por Francimare Araújo

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *