Pular para o conteúdo
Início » Mantendo tradição na Farolândia capela da Unit realizará Via Sacra

Mantendo tradição na Farolândia capela da Unit realizará Via Sacra

Datada de 1855, a capela é um importante monumento da fé na região

Em 1855, o que conhecemos como bairro Farolândia era uma área de restinga e dunas. Havia poucas construções, entre elas uma pequena igreja. Ela resistiu mais de 130 anos, quando em 1990, iniciou-se a obra de construção do primeiro campus da Universidade Tiradentes (Unit). A cidade universitária cresceu ao redor dessa capela, reforçando os princípios religiosos da instituição.

“Todos falam que a capela da universidade é o coração da Unit. Esse coração que pulsa amor. As pessoas se sentem acolhidas e muito amadas. A capela é muito presente dentro da instituição e também pra comunidade”, disse a coordenadora da capela, Rosângela Aragão.

A capela da Unit, patrimônio do campus Farolândia, nasce com a chegada da família Fontes à Aracaju. Isso porque acredita-se que foi ela que morou primeiro nesta região. José Domingues Fontes mudou-se para Aracaju com 18 anos, juntamente com a família, para trabalhar na Marinha do Brasil.

Apdantes, colaboradores e professores da Unit. Após a missa das quintas, o Grupo Reaviva reúne-se para um momento especial de oração.

“São osós a aquisição do terreno, a primeira ação foi a restauração da igrejinha, em respeito à memória do local. Atualmente, as missas são realizadas toda segunda-feira, às 11h, quartas e quinta-feiras, às 17h, com a participação de estu alunos que tocam e fazem as leituras, ou alguém da comunidade, mas sempre que o aluno está presente é a peça fundamental. Primeiramente, Deus, depois, o aluno. A gente procura fazer com que o aluno se sinta participante”, afirma.

Além disso, a capela realiza encontros festivos como a Trezena de Santo Antônio, Noite Cultural e Auto de Natal, envolvendo fiéis dos bairros Farolândia, Augusto Franco, Atalaia e Coroa do Meio.

Via Sacra

Seguindo a tradição da Quaresma, a capela realizará a Via Sacra. “Uma semana antes da Semana Santa a gente vai realizar a Via Sacra ao redor da capela, com alunos, comunidade e pessoas que se sentirem chamados a participar. É sempre antes da missa, às 16h”, convida Rosângela.

Prática comum do período que antecede a Páscoa, principal celebração do calendário religioso cristão, a Via Sacra é a reconstituição do caminho que Jesus Cristo percorreu antes de ser crucificado.

Asscom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter