Minuto da Libras: Seduc e Ipaese homenageiam Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

O dia nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é comemorado no próximo sábado, 24 de abril, e para lembrar essa data, na segunda-feira, 26, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos do Estado de Sergipe (Ipaese), promoverá o projeto de divulgação da Libra, intitulado “Minuto da Libras”, que consiste na publicação de vídeos nas redes sociais.

Ao longo do dia 26 de abril, a cada hora será veiculado um vídeo produzido pelos profissionais surdos Antônio Rúbio Andrade, Gyslane Damares e Laís Helena, do Ipaese. A primeira postagem ocorrerá às 7h e poderá ser acompanhada nas redes sociais da Educação Sergipe, no Instagram: @EducacaoSE, no Facebook: www.facebook.com/educacaosergipe ou no canal do YouTube: www.youtube.com/educacaosergipe. Confira a programação:

7h – Alfabeto (Antônio Rúbio Andrade);

8h – Saudações e Cumprimentos (Gyslane Damares Feitosa);

9h – Documentos (Lais Helena Bispo);

10h – Números (Antônio Rúbio Andrade);

11h – Cores (Gyslaine Damares Feitosa);

12h – Família (Laís Helena Bispo);

13h – Advérbio de tempo (Antônio Rúbio Andrade);

14h – Advérbio de lugar (Gyslaine Damares Feitosa);

15h – Pronomes Pessoais (Laís Helena Bispo).

Libras na Rede Pública Estadual

Ao longo dos anos, a Rede Pública Estadual vem difundido a Libras com a oferta de Cursos de Libras por meio das ações do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), vinculado ao Departamento de Educação (DED)/ Serviço de Educação Inclusiva (Seinc).

Tálita Cavalcanti Pergentino, coordenadora do CAS, explica que no dia 24 de abril, o Dia da Libras é comemorado com alegria por ser a data do reconhecimento enquanto língua para as comunidades surdas do Brasil. “É uma língua reconhecida oficialmente muito recentemente”, disse.

Quanto às atividades da Seduc, Tálita disse que ao longo dos anos, realizou-se processos seletivos para contratação de tradutores e intérpretes de Libras, que são os profissionais que atuam dentro da sala de aula, intermediando a comunicação entre alunos e professores, onde o aluno surdo pode estar lá, adquirindo conhecimento, progredindo estudos e indo para o mercado de trabalho. “É uma satisfação muito grande da gente ter no quadro da Seduc professores surdos, instrutores surdos de libras, que são aqueles professores que nos ensinam a língua de sinais”, avalia

De acordo com coordenadora do Seinc, professora Lilian Alves, desde a fundação do CAS em Sergipe foram inscritos 2.666 pessoas para o curso básico de Libras, 255 inscritos nos cursos de formação de Tradutores e Intérpretes de Libras e 70 na formação de Instrutores de Libras. “Atualmente temos 34 Tradutores e Intérpretes de Libras contratados em nossa rede de ensino”, informou.

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta