Moabe Teles: o homem estudioso e apaixonado pelo desenvolvimento humano

Moabe Teles nasceu no dia 12 de julho de 1974 na cidade de Salvador-BA. Filho de Carlos Francisco dos Santos e Gildete Barbosa dos Santos, é casado com Dra. Juvanete Oliveira Teles, pai de João Teles de Menezes e Ana Terra Teles de Menezes. Morou na cidade de Valença-BA até os cinco anos, vindo morar em Aracaju, com sua família em 1979.

Aos nove anos de idade já começou a trabalhar no período da manhã como ajudante na empresa de seu pai. Ajudava a descarregar caminhões e limpar as garrafas de refrigerante, e à tarde estudava.

Estudou todo o primeiro grau na escola Estadual Jackson de Figueiredo de onde traz muitas recordações marcantes como o hasteamento da bandeira, prática da época nas escolas. Relembra, também, com muita saudade do trenzinho localizado no parque Teófilo Dantas muito frequentado por ele para fazer trabalhos de desenho e pintura.

Na sequência estudou na escola Governador João Alves Filho, e, também, teve uma breve passagem pela Escola Técnica Federal de Sergipe, porém não pôde concluir o ensino médio ali, por motivo de trabalho, concluindo, portanto, na modalidade de supletivo no centro de Estudo Supletivos Severino Uchôa.

Aos quinze anos já era músico profissional e teve várias participações em shows com vários artistas e bandas locais como: Amorosa, Antônio Rogério (In Memória), Ton Robson (irmão, in Memória), Antônio Carlos du Aracaju, Os Humildes, Xote Baião, Pense N’eu, dentre outros.  Aos 18 anos trabalhou como vendedor ambulante, vendendo Yakult de porta em porta e, também, trabalhou no Pré-caju por anos consecutivos, também como vendedor.

Por insistência de sua saudosa mãe, resolveu se dedicar aos estudos, e percebeu que esse seria o caminho que o levaria para uma transformação de vida. Começou a trabalhar como Office-boy, e com poucos meses de trabalho foi promovido a gerente, e oito meses depois se tornou diretor.

Orientado por um amigo, fez o curso de coach e percebeu, a partir daí, que sua vocação era trabalhar com desenvolvimento humano. Através desse curso, Moabe foi convidado em 2015, pelo instrutor do mesmo, a participar como coautor de um livro – Liderança e espiritualidade- lançado em São Paulo, evento que fez questão de participar presencialmente.

Chegando 2 dias antes do dia previsto ao lançamento, resolveu visitar a sede da editora para agradecer o convite feito. Para sua surpresa ao chegar, foi convidado a participar, também, de outro livro: Coaching para Liderança. Na sequência participou, como coautor, coordenador e, também, escritor de mais dois livros: RH na Veia Vol. I e RH na Veia Vol. II,  esses dois últimos se transformaram em uma série.

Publicidade:

Entusiasmado pelos estudos, ingressou na faculdade, cursou  Administração e logo em seguida iniciou sua segunda graduação em contabilidade. Fez especialização em Arte e Educação, Administração, Metodologia no ensino superior, MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Organizacional, Especialização em Coaching e Carreira com Ênfase em Consultoria Empresarial, Especialização Coaching em Desenvolvimento, Pós-graduação em Gestão Pública, Máster Universitario em Administración y Direción – Unieatlântico/Espanha e Maestría en Administración y Direción de Empresas – UNINI/México, Doutor Honoris causa em Administração, Imortal/ Membro da Academia de Ciência de Administração-ACAD/SE. Formação de Liderança pelo DALE CARNEGIE COURSE. Professor, jornalista e músico profissional. Coautor de quatro livros na área de liderança e gestão. Atuação voltada primordialmente para Gestão Empresarial e Inteligência Organizacional. Experiências e Consultoria em Projetos Empresariais, Organizacionais, Gestão Administrativas, Gestão Financeira Empresarial e Pessoal, Planejamento Estratégico e Ações de Marketing, Pos-graduação em Direito Público e Pós-graduação em Direito Empresarial.

Moabe ainda trabalhou por mais de oito anos como diretor de rádio – Ouro Negro FM e Liberdade FM-, e sempre teve como característica na sua gestão a inovação na programação visando sempre a melhoria nas condições de vida da população aracajuana. Foi conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil (Seccional Sergipe) e conselheiro do Conselho Regional de músicos de Sergipe.

Esse homem apaixonado por desenvolvimento humano tem colocado seu talento e conhecimento a serviço das pessoas que almejam por uma transformação em suas vidas, na área emocional e profissional, através de cursos e palestras ministrados por ele.

Sempre estudou em escola pública e mesmo tendo passado por muitas dificuldades financeiras na sua infância e juventude, não desanimou. Relembra com muita gratidão a importância do almoço servido na UFS, a preço de um real, onde ele podia se alimentar, e por essa gratidão, o mesmo voltou não só na UFS, mas, também em todas as escolas que estudou para fazer palestras aos alunos, visando motivá-los a buscar cada dia mais conhecimento para um futuro melhor.

Recebeu por sua contribuição no âmbito da educação e conhecimento transmitidos a população aracajuana o título de Cidadão aracajuano, pela Câmara Municipal,e o título de cidadão Sergipano pela Assembleia Legislativa do nosso município.

A trajetória de vida deste ilustre homem, é motivo de orgulho para os aracajuanos e sergipanos que têm se beneficiado com o seu ensino e orientação, visando sempre a melhoria e crescimento humano. Sua busca pelo conhecimento nos motiva a seguir esse exemplo, pois como o mesmo já diz: “não existem dificuldades que a gente não passe, a única diferença é como a gente encara as dificuldades.”

Podemos tirar desse exemplo que a capacidade de crescimento na vida depende unicamente de cada um de nós, através do enfrentamento às dificuldades, não nos intimidando, antes, enfrentando com determinação de vencer, todo e qualquer obstáculo que surgir em nosso caminho.

Por sua contribuição para a sociedade de modo geral, Moabe Teles simboliza um orgulho para o povo aracajuano, sergipano e brasileiro. Sua história ficará registrada para as futuras gerações seguirem o seu belo exemplo de vida, força, coragem e determinação. A frase de sua autoria, que faz questão de citar é: “Desafie-se a fazer algo que nunca fez, saia da sua zona de conforto e contemple o que há de melhor para você”.

 

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Biografia de cada dia -Josevânia Sobrinho Santos

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta