Pular para o conteúdo
Início » No mês que é comemorada a Doação de Leite Humano, posto de coleta do Santa Isabel realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro

No mês que é comemorada a Doação de Leite Humano, posto de coleta do Santa Isabel realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro

Maio é o mês em que se comemora a Doação de Leite Humano e este ano tem como slogan: Gotas de amor para um mundo melhor. Para lembrar a importância dessa data, o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Santa Isabel realizará ao longo do mês, uma campanha de arrecadação de frascos de vidro com tampas de plásticos, como os de café solúvel. Os frascos servem de armazenamento do leite materno que alimentará os 40 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do hospital.

“Toda mãe que amamenta é uma possível doadora, uma vez que, quanto mais tira, mais leite produz. Para ser doadora, elas precisam estar saudáveis, não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e não consumir nenhum tipo de drogas. Dependendo do peso do prematuro, apenas 1 ml será suficiente. Por tanto, 1 litro de leite materno doado poderá alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Atualmente estamos com 12 doadoras e cinco delas estão retirando para dar ao seu próprio filho”, ressalta a médica responsável pelo PCLH do Santa Isabel e consultora internacional de aleitamento materno, Izailza Matos.

O aleitamento traz inúmeros benefícios para os bebês, de nutricionais, afetivo, imunológicos, reduzindo a mortalidade, a gravidade das doenças, como também, os dias de internação. Mas, para as mães com dificuldade de amamentação, a doação de leite materno é essencial, e tão importante quanto o alimento o é o frasco onde ele será armazenado.

A equipe do posto de coleta de leite humano auxilia as mães e promove a prática do aleitamento materno, além de orientar a forma mais segura para doação deste alimento, que ajudará crianças prematuras internadas em nossa instituição, que não pode ser amamentadas pela mãe por inúmeras circunstâncias.

“Sempre orientamos aos doadores que antes de entrar em contato com nosso posto de coleta de leite humano, eles realizem uma campanha em sua rua, seu condomínio, escola, faculdade, trabalho ou igreja para colher o maior número de frascos. Depois, eles podem entrar em contato conosco, que mandaremos um motoboy buscar os itens doados. Essa doação é importante porque temos uma rotatividade de partos realizados diariamente e temos pouco estoque de leite humano para alimentar os prematuros internados”, relata a Coordenadora do PCLH do Hospital e Maternidade Santa Isabel, a enfermeira Maria Auxiliadora Bispo.

Como doar

Qualquer pessoa pode doar, basta comparecer ao Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Santa Isabel, localizado dentro da instituição. Na Av. Simeão Sobral, Nº 1312, Bairro 18 do Forte. Para quem não pode comparecer, o PCLH atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e realiza frequentemente campanhas para a arrecadação de frascos de vidro. Já para doar leite materno, a mãe pode ir até o hospital ou ligar para (79) 3212-4820 e solicitar a coleta na própria residência.

O HMSI tem um meio de transporte que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta. Há também serviços de orientação e tira-dúvidas sobre aleitamento materno.

O posto de coleta utiliza somente os frascos com tampa de plástico, que não acumula cheiro e nem resíduos. Já o vidro é resistente ao congelamento e descongelamento, o que facilita a conservação do leite materno. Após o recebimento, todas as embalagens são esterilizadas e lacradas. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes.

ASCOM_HMSI