Pular para o conteúdo
Início » Novo política com Wilhelm Valente

Novo política com Wilhelm Valente

E agora Edvaldo?

Passado o frenesi ocasionado pela escolha do sucessor ao cargo de Governador, as atenções se voltam novamente para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Isso porque cabe ao prefeito definir quem será o/a vice na chapa governista.

Objetivando esta indicação, muitas figuras importantes do cenário político sergipano se filiaram ao PDT, como Luciana Déda, e outros mandatários se puseram a disposição, mesmo que indiretamente, como fez Vinicius Porto ao especular seu nome em portais de notícia.

Mas o que há de fato por trás de cada nome? O que representaria cada indicação e, por fim, qual finalidade seria cumprida?

A ida de Luciana Déda para o PDT se assemelha, e muito, a ida de Katarina Feitoza ao PSD no último pleito. Naquele, a oposição era feita por uma delegada, que viria com o discurso de moralizar a capital. No pleito que há de vir, a oposição será feita pelo PT, que utilizará de todas as maneiras a memória de Marcelo Déda como trunfo para vencer as eleições.

Consegue perceber a relação? A ideia é combater fogo com fogo, delegada com delegada, Déda com Déda. No entanto, além de obsoleta, utilizar uma parente distante para balancear uma equação contra o PT, partido o qual o ex-governador devotou sua vida e no qual sua viúva figurará como candidata, é diferente de balancear uma equação com duas delegadas até então desconhecidas do grande público.

Como se o campo estratégico não fosse suficiente, os grupos políticos entram em atrito no momento desta indicação. No pleito de 2020, Katarina foi indicada por Belivaldo, contrariando Fábio Mitidieri que havia indicado Jorginho Araújo, então secretário de Governo e que já possuía laços estreitos com o Prefeito Edvaldo.

Dessa vez, cabe a Edvaldo indicar alguém de sua confiança e que possa representar seu agrupamento dentro do Governo do Estado. O que ocorre é que Luciana pertence ao grupo de Belivaldo, não de Edvaldo, fazendo com que o Governador, mais uma vez, tenha sua vontade se sobrepondo aos outros integrantes do agrupamento.

Aos olhos deste colunista, 2 seriam os nomes mais indicados para preencher esta lacuna: Garibalde Mendonça e Professor Bittencourt.

Enquanto o Deputado possui larga experiencia política, 6 mandatos como deputado estadual e sempre entre os mais votados da Grande Aracaju, local em que Fabio Mitidieri mais precisaria de apoio; Professor Bittencourt é amigo pessoal do Prefeito a anos, líder da situação na Câmara de Aracaju e também já compôs a administração de Edvaldo.

Porém, como o próprio Edvaldo já disse, ele não tem pressa. E a nós, meros mortais, resta apenas especular.

Mas e você, quem acha que deveria ser o vice na chapa de Fábio Mitidieri?

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter