“O braille é uma importante ferramenta de formação e inclusão social”, diz o vereador Sargento Byron

Nesta quinta-feira, 8, durante a 28ª Sessão Ordinária, o vereador da capital sergipana, Sgt. Byron Estrelas do Mar (Republicanos), comemorou o “Dia Nacional do Braille”, celebrado, hoje, em todo território brasileiro,  e reforçou a importância da universalidade do sistema para o processo de formação e inclusão social da pessoa cega ou com baixa visão.

Inventado pelo Francês Louis Braille, o sistema é composto por escrita e leitura tátil e consiste em arranjos de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada. As variações dos seis pontos permitem a formação de 63 combinações ou símbolos para escrever textos em geral, anotações científicas, partituras musicais, além de escrita estenográfica.

Em seu discurso, o vereador, que é fundador do Projeto Estrelas do Mar, voltado à inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, incentivou que a sociedade social se sensibilize em relação à adoção do Braille.

“É um sistema muito louvável. Precisamos engajar a sociedade para que o adote. Implantar o sistema nos estabelecimentos comerciais, nas instituições públicas e até na educação é garantir direitos às pessoas cegas ou com baixa visão. O braille é uma importante ferramenta de formação e inclusão social”, reforçou Byron.

 

 

Por Pábulo Henrique, assessor de imprensa

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta