Pular para o conteúdo
Início » População comemora o retorno dos Festejos Juninos em Canindé de São Francisco

População comemora o retorno dos Festejos Juninos em Canindé de São Francisco

Em seis dias de Festa, a programação recebeu mais de 50 mil pessoas

Ao todo, foram seis dias de programação oficial da Festa do Candeeiro, com apresentação de 19 atrações, entre artistas locais e nacionais, totalizando mais de 45 horas de muita música, forró e arrasta pé.

O São João Mais Arretado do Sertão Sergipano, resgatou festas da cultura popular que há mais de 10 anos não aconteciam no Município, como o Casamento do Matuto, que reuniu um grande cortejo de cavalos, bois, carroças e tratores, e o retorno da Tradicional Cavalhada. A cavalhada é uma recordação dos torneios da Idade Média. Como folguedo popular, é inspirado na luta dos cristãos contra os mouros, e chegou ao Nordeste brasileiro através dos colonizadores portugueses.

“Estamos muito contentes em poder proporcionar de volta à nossa população as festas populares e os festejos juninos, que há muitos anos não eram realizados em nossa Cidade. Um momento importante para a geração de emprego, renda, que aquece a economia local e deixa o nosso povo mais feliz”, comemora o prefeito, Weldo Mariano.

A Festa do Candeeiro se encerrou na última quarta-feira (29), no Povoado Curituba e foi uma realização da Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A Festa contou ainda com o Concurso Arraiá do Candeeiro (que elegeu a rua mais enfeitada e bonita da Cidade). Momento também para a realização de quermesses organizadas por alunos, professores e equipes pedagógicas das Escolas Municipais.

Além da alegria do Povo em poder voltar a realizar e participar das festas tradicionais, a Festa aqueceu a economia e o comércio local com a venda de comidas típicas, bebidas, roupas, calçados, utensílios e artigos de decoração, além de fomentar a rede de hotéis e pousadas. “A Prefeitura está de parabéns pela realização dos festejos juninos em nossa Cidade. Toda a população estava precisando de um momento como esse. Com certeza, podemos notar que a Cidade, neste período, estava bem mais movimentada com a chegada de turistas e visitantes”, ressalta o empresário do ramo de restaurante e pousada, Alex Feitosa.

Entre as atrações, foi realizado também o tradicional Café da Manhã, que foi servido após a noite de festa do domingo (19), no Forródromo da Cidade, para todos os forrozeiros e forrozeiras que estavam na festa neste dia. O Café foi idealizado pelo ex-prefeito Genilvado Galindo (in memoriam) e é organizado pela esposa, dona Cilene Galindo. “Olha, foi uma honra poder oferecer o café novamente ao povo. Estão todos de parabéns e que ajudaram na realização dessa tradição que se iniciou com meu marido Galindo”.

Este ano, a Festa do Candeeiro percorreu o Povoado Capim Grosso, a sede do Município com a programação realizada no Forródromo, a Orla Salomão Porfírio de Britto e o Povoado Curituba.

Apoio

Toda a programação contou com o apoio da Polícia Militar, através do 4° Batalhão, equipes da Vigilância Sanitária Municipal, equipes de saúde que prestaram assistência de primeiros socorros, SMTT, Defesa Civil Municipal, bombeiros civis e equipe de segurança privada. Equipes de organização e de ornamentação, através do diretor de eventos, Gessileno Barreto, além das equipes de todas as Secretarias envolvidas: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura; Agricultura, Água e Meio Ambiente; Saúde; Educação; Planejamento; Administração e Finanças; Inclusão Trabalho e Desenvolvimento Social; Procuradoria; Controladoria; Diretoria de Cultura; Departamento de Comunicação (Ascom); e Gabinete do Prefeito.

Por Silas Santos

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter