Por que o tratamento de saúde mental precisa ser multidisciplinar? Especialistas explicam   

A indústria do cinema e da teledramaturgia por anos demonstrou o tratamento aos pacientes de saúde mental como algo agressivo e não inclusivo, criando uma visão obscura em relação ao tema que persiste até hoje na sociedade. Felizmente a realidade vem mudando e instituições como a Equilíbrio Clínica Dia em Aracaju promovem tratamento humanizado e multidisciplinar, ação que gera qualidade de vida para os pacientes fazendo com que muitos desses voltem a ter uma vida normal em comunidade.    

Para Kelly Coutinho, Sócia-administradora e Assistente Social da  Equilíbrio Clínica Dia, por muito tempo o tratamento de saúde mental foi resumido apenas ao acompanhamento psicológico, psiquiátrico ou medicamentoso. “A união dessas três vertentes de fato é muito importante, mas para resultados mais efetivos é preciso estimular o paciente de outras formas. “O tratamento multidisciplinar busca enxergar o paciente além do seu diagnóstico, estimulando novas habilidades muitas vezes prejudicadas pelo próprio processo de adoecimento. Além de retirar o paciente da crise, o objetivo é também empoderá-lo, oferecer ferramentas para que possa ressignificar sua história e ser protagonista da própria vida. A abordagem multidisciplinar amplia o significado do que é terapêutico. Às vezes um paciente que é introspectivo, sente-se mais à vontade para expressar-se em uma aula de teatro ou de musicoterapia, e isso é respeitar a individualidade, a dignidade e ir além dos rótulos. Nenhuma das atividades é mais importante que a outra, e todas são oportunidades de melhora para o indivíduo”, explica.   

O modelo de clínica dia é relativamente novo e foi implantado de maneira pioneira em Sergipe pela instituição. “Nós acreditamos muito no poder da rotina e da disciplina para a saúde mental. Colocar o paciente em movimento, em contato com outras pessoas e atividades durante o dia é uma maneira muito eficaz de retirá-lo da crise e fortalecer seu processo de autoconhecimento. Por isso, nossos pacientes ficam conosco de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e durante a semana experimentam 11 atividades terapêuticas diferentes, além do acompanhamento médico, psicológico e medicamentoso. Possuímos oficinas de arteterapia, musicoterapia, pilates, teatro, yoga, dança e muito mais e todas estão aqui para facilitar o processo de melhora”, afirma Kelly. 

Em entrevista o arteterapeuta, o instrutor de teatro, o instrutor de yoga e a instrutora de pilates da Equilíbrio Clínica Dia, explicam como funciona o processo.   
  

“A tarefa da arte nas oficinas de Arteterapia é permitir que conteúdos internos possam vir à tona expressando incômodos, como também relaxamento e bem-estar.  Trabalhando a autoestima e autoconfiança, melhorando o equilíbrio emocional, permitindo um acesso a saúde mental.  Possibilitando mudanças no campo afetivo e nas relações com o outro”, relata Hanna Viveiros, arteterapeuta.   

  
“No processo de adoecimento algumas qualidades atrofiam, principalmente aquelas pertinentes à expressão e socialização.  A partir das aulas de teatro, os pacientes são convidados a construir e opinar sobre relações pessoais e coletivas, trazendo à cena situações cotidianas ou fantásticas e refletindo sobre elas. O espaço onde acontece a atividade transforma-se em um laboratório cênico em que o material principal é o ser humano e todas as suas complexidades”, conta Audevan Caiçara, instrutor de teatro.  

  

“Como a mente não é literalmente um órgão, é necessário ter diferentes estratégias para lidar com nossos pensamentos e emoções. O yoga é uma filosofia oriental que auxilia na qualidade de vida justamente ao propor o desenvolvimento de corpo, mente e espírito de maneira integral, conduzindo o indivíduo de volta a sua essência e o ensinando a viver aqui e agora”, esclarece Ruhan Victor Oliveira, instrutor de yoga.   

  
“O método pilates preza por uma integração entre corpo e mente, além de trabalhar o desenvolvimento da musculatura, flexibilidade, consciência corporal, entre outros. Também auxilia na melhora da concentração e outras habilidades cognitivas, aliviando também estresse e ansiedade”, finaliza Raisa Hisley, instrutora de Pilates da Equilíbrio Clínica Dia.  

Para os interessados em saber como funciona esse tratamento de saúde mental multidisciplinar o contato é o (79) 3024-5218.   

Fonte: Jornalista Rodrigo Alves. Fotos: divulgação.  

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *