Prazo para inserção de resultados da Avaliação Diagnóstica da educação é prorrogado

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação (SEF/DED), prorrogou o prazo para a inserção dos resultados da Avaliação Diagnóstica 2021 até o dia 18 de junho. Em parceria com o Aprova Brasil, a Seduc irá mapear toda a Rede Pública Estadual de Ensino e mostrar quais habilidades os estudantes dominam e quais são aquelas que demandam intervenções pedagógicas.

 

A coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental (SEF), Kelly Valença, diz que a parceria do Aprova Brasil/Editora Moderna com a Seduc é de extrema relevância para a aprendizagem dos estudantes. “O foco na competência leitora e na resolução de problemas matemáticos desenvolve nos estudantes as habilidades necessárias para que no percurso escolar ele possa revisitar as aprendizagens e seguir com autonomia a trajetória escolar”, disse.

 

Ainda segundo Kelly Valença, a avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal quanto à identificação em que parte do currículo eles apresentam necessidades de aprendizagem. “As avaliações têm como propósito identificar o que de fato o aluno assimilou de conhecimento sobre determinado assunto e nortear o trabalho pedagógico do professor. São extremamente relevantes para o planejamento pedagógico, como também para auxiliar as atividades de reforço escolar”, concluiu.

 

A avaliação diagnóstica também consiste em auxiliar professores, coordenadores e gestores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais de ensino como a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por exemplo, para os segmentos de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais.

 

O Aprova Brasil dispõe de amplo suporte para os professores aplicarem a proposta didática, por meio de guias de recursos didáticos, com sugestões detalhadas para cada lição e simulados, familiarizando os estudantes com as avaliações do Saeb. Os simulados são realizados a cada conjunto de lições de Língua Portuguesa e Matemática realizadas e os resultados facilitam o planejamento e orientam a condução das atividades a serem desenvolvidas.

 

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta