Prefeitura de Aracaju celebra Saúde Bucal e Cirurgião-Dentista com divulgação de serviços odontológicos

Nesta sexta-feira, 25, comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista e, em Aracaju, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece diversos serviços odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Hospital Fernando Franco e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

A coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana, explica como funciona o processo de atendimento, desde a UBS até o encaminhamento ao Centro de Especialidades para a realização dos tratamentos.

“Quando o profissional da UBS faz o diagnóstico para um tratamento especializado, os usuários são encaminhados para irem ao CEO. Assim, para acessar nossos serviços especializados em Saúde Bucal, o usuário deve procurar primeiro a Unidade Básica mais perto do bairro onde mora. Já no Fernando Franco, o atendimento na odontologia é voltado apenas paro casos de urgência e emergência, após o encerramento do horário de atendimento da UBS”, enfatizou.

Importância da escovação

Para ter um sorriso bonito e saudável também é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir. A higiene dos dentes deve ser feita utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias, creme dental e fio dental.

“Escovar a língua também é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito. Dem ser feitos movimentos cuidadosos com a escova, ‘varrendo’ a língua da parte interna até a ponta”, explicou a dentista e coordenadora do CEO, Fernanda Albuquerque.

O CEO é a única referência especializada em odontologia no SUS em Aracaju e para aprimorar constantemente a assistência à população nessa área, são promovidas palestras ao longo do ano para trabalhadores e usuários, abordando hábitos para manter uma boa saúde bucal.

Locais de atendimento:

Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) – Os pacientes são atendidos diariamente com serviços básicos como restaurações; profilaxia dental (limpeza); aplicação de flúor gel; extrações dentárias; aplicação de selantes (para prevenir o aparecimento de cáries). O horário de funcionamento é das 7h às 12h e das 14h às 17h.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Cemar Augusto Franco – Na odontologia especializada são ofertados serviços de endodontia (canal); periodontia (tratamento de doenças gengivais; cirurgia bucomaxilofacial (extração de dentes impactados e cirurgias nas demais estruturas da cavidade oral); odontopediatria (atendimento a crianças de até 12 anos); radiologia (raio x) e atendimento para pacientes com necessidades especiais (física ou psíquica). O atendimento é diário, das 7h às 19h, porém são agendados e encaminhados pelos cirurgiões-dentistas as UBS, de acordo com a necessidade.

Hospital Fernando Franco – O atendimento na odontologia é voltado apenas para casos de urgência e emergência, tipo odontologia aguda (dor de dente muito forte); drenagem de abscesso dentário e hemorragia. De segunda a sexta, o atendimento é realizado das 19h às 7h. Já aos finais de semana e feriados, o atendimento é aberto 24 horas e não necessita encaminhamento (porta aberta).

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta