Prefeitura de Aracaju da início ao trabalho de construção do Plano Municipal da Primeira Infância

A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 13,  a reunião introdutória para construção do Plano Municipal da Primeira Infância (crianças de 0 a 6 anos), ação estratégica liderada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), com a participação integrada das demais secretarias municipais e facilitada pela Coordenação Geral de Planejamento Estratégico (CGPE) do Município.
 
Além de apresentar o cerne da iniciativa, a reunião deu início ao grupo de trabalho que participará da construção do Plano. Assim, conforme a gerente de projeto da CGPE, Larissa Leme, foi chamado um representante de cada secretaria municipal.
 

O Plano faz parte de uma força-tarefa entre a gestão municipal e a Urban95, uma iniciativa internacional que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a esse público. A reunião contou, ainda, com o Instituto da Infância (Ifan), parceiro técnico na constituição da proposta. 

 
“Essa mobilização é muito importante. Queríamos engajar todas as secretarias porque o ponto inicial é fazer o diagnóstico de quais crianças possuímos, em Aracaju, e quais são os maiores problemas que elas possuem. Somente depois dessa análise, podemos traçar o plano, com ações que possamos desenvolver, dentro da realidade da cidade, para lidar com essas crianças. Por isso, a integração das secretarias é fundamental porque precisamos enxergar a cidade em seus diversos aspectos”, pontua Larissa. 
 
Durante a reunião, os participantes puderam fazer perguntas à representante do Ifan, Neilza Buarque, e participaram de dinâmicas, como um exercício para simular a criação de políticas públicas de acordo com a sua área de atuação.
 
Neilza apresentou dados que irão subsidiar os trabalhos dos gestores municipais e exemplos de cidades que possuem um Plano semelhante ao que está sendo desenvolvido em Aracaju, como Jundiaí, no Estado de São Paulo.
 
Plano e Planejamento Estratégico 
Em maio deste ano, a Prefeitura encerrou a formulação do Planejamento Estratégico (PE) 2021-2024, composto por 60 projetos estratégicos e 23 projetos setoriais, além do Mapa Estratégico que guiará a administração municipal nos próximos anos. Entre os eixos que serão desenvolvidos com base no PE, está justamente o de desenvolvimento humano. 
 
“O Planejamento está focado, principalmente, nas pessoas que mais precisam. Quando olhamos para os dados, percebemos que existe uma situação de pobreza na cidade. E os estudos demonstram que as crianças são a chave para mudarmos, de fato, a situação da pobreza. Então, se investirmos na criança, especialmente na primeira infância, a chance dela ser um adulto com mais condições de independência é maior. Por isso, decidimos focar nesse público-alvo e começar a discutir o que faz sentido executarmos pra resolver essa situação, e é justamente aí que mora a relevância da construção do Plano Municipal da Primeira Infância”, acrescenta a gerente de projeto. 
 
Aracaju e Urban95
A Urban95 é um projeto da fundação holandesa Bernard Van Leer, instituição que costuma fazer a seguinte pergunta a líderes, planejadores, arquitetos e inovadores do mundo todo: “se você pudesse vivenciar uma cidade a uma altura de 95 cm [a altura média de uma criança saudável aos 3 anos de idade], o que faria de diferente?”. É através desta ótica que a iniciativa Urban95 estimula gestões a pensar numa cidade que busque atender às necessidades e expectativas da primeira infância. 
 
Desde o ano passado, Aracaju é uma das 24 cidades envolvidas na primeira rede brasileira Urban95. A capital sergipana, contudo, integra o conjunto de municípios que está em fase avançada de mobilização, junto a Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta