Prefeitura de Aracaju define critérios para o retorno de 16 feiras livres

A Prefeitura de Aracaju prepara o retorno das feiras livres para o próximo sábado, dia 18. Atendendo a critérios que contemplam todas as regiões da cidade, dos 30 espaços de comércio ao ar livre, administrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), 16 funcionarão em um novo formato, com estruturas reduzidas e com a comercialização somente de gêneros alimentícios.
Conforme detalhou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, as alterações atendem às medidas de prevenção adotadas pela gestão em razão da Covid-19. Desta forma, as estruturas serão montadas no padrão semelhante à feira dos pescados, com o uso de equipamentos que favoreçam o cumprimento das orientações dos órgãos da saúde, no que se diz respeito às normas de higienização e distanciamento social.
“Cada feirante irá ocupar apenas uma banca ou balcão frigorífico e devem ficar atentos ao manejo de suas mercadorias, que não devem ter contato com o chão. O corte e a exposição de produtos como frutas, verduras e demais alimentos prontos para o consumo estão proibidos, bem como a comercialização por feirantes acima dos 60 anos ou que se enquadrem no que chamamos de grupos de risco. Os corredores também serão ampliados, com espaçamento entre as bancas, de forma que seja mantida a distância com relação aos consumidores”, explicou Luiz Roberto.
Aliado a isso, equipes da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) irão fixar material informativo alertando acerca de ações preventivas ao novo coronavírus. Para garantir a organização dos ambientes e evitar aglomerações, cercas disciplinadoras serão posicionadas nas áreas externas ou internas das feiras, quando necessário. Os fiscais ficarão responsáveis, ainda, pelo controle de fluxo de pessoas, tanto na entrada, quanto na saída, além de verificar o cumprimento das recomendações de readequação e a presença de idosos ou de pessoas de outros grupos de riscos nestes locais.
“Iremos orientar os feirantes para que utilizem máscaras e também os consumidores para que façam uso do álcool em gel, disponibilizado pela Emsurb no acesso à feira, para que façam a higienização das mãos”, enfatizou o presidente.
Para a limpeza destes locais, a empresa municipal contará com agentes da Diretoria de Operações que irão atuar com o auxílio de equipamentos para o descarte de resíduos sólidos, como contentores e caixas estacionárias.
“A nossa intenção é oferecer, em todos os ambientes públicos de comercialização, as condições necessárias para afastar as possibilidades de avanço do novo coronavírus”, concluiu Luiz Roberto Dantas.
Foram mantidas as feiras livres do Batistão (terça-feira); dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas (quarta-feira); dos bairros Santos Dumont e Jabotiana (quinta-feira); do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana (sexta-feira); do Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte (sábado); e dos bairros América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria (domingo).

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *