Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura de Aracaju disponibiliza testagem para detecção de dengue em todas as UBSs do município

Prefeitura de Aracaju disponibiliza testagem para detecção de dengue em todas as UBSs do município

Diante da alta nos índices de infestação pelo Aedes aegypti na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegura à população atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como a realização de teste sorológico para detecção do vírus, neste caso a partir do sétimo dia de manifestação de sintoma. Casos mais graves são encaminhados para os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

Após a coleta, o material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e o resultado é entregue, em média, no prazo de uma semana. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a pessoa que apresentar alguns dos sintomas pode buscar a UBS mais próxmia para receber atendimento médico e as orientações necessárias.

“É muito importante que ao notar sintomas como febre, dores nas articulações e manchas avermelhadas no corpo, a pessoa busque atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde. Observar as primeiras 48 horas do início dos sintomas é essencial, e caso os sintomas se tornem mais intensos ou novos sintomas apareçam, a orientação é retornar à unidade para uma nova avaliação médica”, orienta Jeferson.

Sintomas
O Aedes aegypti é o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, e os sintomas entre as doenças são semelhantes, o que serve de alerta. “A dengue clássica apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações. Já a chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, porém com dores mais intensas nas articulações, e a zika tem como sintomas característicos as manchas vermelhas no corpo, coceira, febre baixa e dor de cabeça”, explicou Jeferson Santana.

Cronograma de ações

Entre as ações de combate ao mosquito, além das visitas domiciliares realizadas diariamente nos bairros da capital, orientando a população, o cronograma desta semana inclui aplicação do fumacê costal.

Nesta terça-feira, 3, os agentes percorrerão os quarteirões do bairro Jardim Centenário. Na quarta, 4, será a vez do bairro Luzia receber as equipes; e concluindo a semana, a aplicação do fumacê costal será realizada no bairro Santos Dumont, na próxima quinta-feira, dia 5.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter