Prefeitura de Aracaju intensifica fiscalização nas regiões de maior fluxo de comércio e pessoas

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, continuamente, ações de fiscalização para verificar o cumprimento das normas de biossegurança estabelecidas nos decretos estaduais e municipais.
Na sexta-feira, 11, esse trabalho foi desenvolvido nos calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras, no Centro, onde, além dos estabelecimentos, populares também foram abordados pelas equipes, numa ação integrada entre órgãos da Prefeitura e também do Governo do Estado.
Com o aumento do número de casos de covid-19, as ações têm se intensificado com o objetivo principal de chamar a atenção da população para o fato de que o coronavírus continua sendo propagado e afetando vidas por todo o mundo, sobretudo, ocasionando mortes.
“As fiscalizações vêm sendo desenvolvidas desde o início da pandemia nos pontos da cidade com maior número de estabelecimentos e grande fluxo de pessoas. Com a abertura da atividade econômica, intensificamos cada vez mais os trabalhando, chamando a atenção das pessoas para os riscos e também orientando a respeito dos cuidados que devem ser tomados para não agravar ainda mais a situação”, destacou a servidora da Revisa, responsável, pela atividade desta sexta, Renata de Souza.
As equipes da Revisa, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do Estado, Corpo de Bombeiros Militares (CPM/SE) e Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) percorram todos os estabelecimentos comerciais dos calçadões, verificando a disponibilização de saneantes para higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscara.
Conforme apontou a representante da Revisa, com o período de comemorações do fim de ano, o comércio da cidade tem registrado aumento do fluxo de pessoas, consequentemente, a preocupação cresce na mesma proporção.
“Ainda vemos muitos estabelecimentos que não cumprem as adequações, sobretudo a de distanciamento social. As lojas estão cheias e não há um controle do fluxo. Além disso, ainda verificamos muitos consumidores sem máscara ou fazendo uso de forma incorreta. Em todas estas situações, orientamos. No caso dos estabelecimentos, caso alguma norma seja descumprida, notificamos e, se houver reincidência, eles estão sujeitos a multas. É necessário ter muita cautela e manter o controle porque a pandemia não acabou, e isso precisa estar claro e evidente para as pessoas”, frisou Renata.
Alertados
Há cerca de cinco meses, Maria da Conceição Santos começou a trabalhar numa clínica odontológica, no Centro. Sua função é a de conquistar clientes para a clínica e, por isso, sua rotina se resume a atrair o público nos calçadões, o que a fez ver a movimentação de perto.
“Só vejo o movimento crescer e muitas pessoas ainda andam sem máscara. Eu fico preocupada e, por isso, me cuido bastante. Não deixo minha máscara e, a todo momento, passo álcool em gel, até por ser determinação do meu local de trabalho. Acho muito válido ter essas fiscalizações porque ajuda a conscientizar”, considerou.
A loja em que Gabriel Santos é gerente recebeu a visita dos fiscais. Para ele, a ação é muito válida. “O poder público está fazendo o seu trabalho e nós precisamos fazer o nosso. Passamos por um período muito difícil e, agora, com as festas de final de ano, temos uma esperança de aumentar as vendas, mas não devemos descuidar por isto, pelo contrário. Caso as normas não sejam cumpridas, os casos podem aumentar ainda mais e o comércio possa vir a fechar novamente, o que seria muito ruim para nós”, pontuou Gabriel.
A comerciante Márcia Teles elogiou a ação. “Muito boa para chamar a atenção das pessoas para o quanto a situação é séria. Não podemos descuidar, de forma alguma. Como preciso trabalhar, mantenho os cuidados e, sempre que tenho a oportunidade, falo para outras pessoas se cuidarem também. É preciso pensar em todos”, afirmou.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *