Prefeitura de Aracaju realiza busca Ativa por alunos fora da escola

A matrícula online para alunos novos na rede municipal de ensino de Aracaju inicia na próxima quarta-feira, 19. Por isso, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza um chamamento para que as famílias matriculem as crianças que ainda estão fora da escola.
A Busca Ativa Escolar é desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), que realiza uma busca contínua tanto por crianças que não iniciaram a vida escolar, como aquelas que estão matriculadas, mas se distanciaram da escola por algum motivo.
“Por conta da pandemia e do retorno presencial das atividades escolares, nós fomos em busca dos alunos que não retornaram presencialmente para a escola, nem estava acompanhando as atividades escolares em formato remoto. Agora, pretendemos fazer com que as famílias e responsáveis legais matriculem seus filhos pra que eles retornem ou iniciem a vida escolar”, explica a coordenadora da Coped, Maíra Ielena Nascimento.
A Busca Ativa Escolar é realizada em todo os estados brasileiros, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que auxilia governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola.
A recuperação da aprendizagem, após prejuízos causados pela pandemia, é um dos principais motivos que torna fundamental a frequência das crianças na escola neste momento. Além disso, a escola é o principal órgão da rede de proteção de crianças e adolescentes.
“No caso de alunos que estão iniciando a vida escolar, precisamos reforçar a importância de que essas crianças frequentem a escola e estabeleçam laços que vão para além da aprendizagem: são laços também de afeto e cuidado. Precisamos cada vez mais reiterar que a educação é o direito que dá acesso a outros direitos, pois a experiência plena da cidadania só se dá a partir da educação”, pontua Maíra.
Matrícula 2022
A Prefeitura de Aracaju encerrou na quarta-feira (12) o processo de transferência interna para alunos já matriculados na rede municipal de ensino. A partir da próxima quarta-feira, dia 19, inicia o processo de matrícula para alunos novos, seguindo até o dia 25 de janeiro. A solicitação é feita pelo site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline.
“Realizar busca ativa de alunos consta nos planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação. Essa mobilização é importante porque é dever do poder público garantir este direito a todas as crianças. Por isso, convocamos pais e responsáveis para matricularem seus filhos nas nossas escolas, onde terão preservados os direitos à educação, à alimentação, além de que a escola é o principal órgão da rede de proteção”, afirma a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *