Prefeitura de Aracaju viabiliza intervenções voltadas à primeira infância em escola municipal

Durante toda esta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, no bairro Bugio, receberá intervenções que beneficiarão estudantes e comunidade do entorno. A ação faz parte da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, o Instituto Arquitetos do Brasil (IAB) e a ONG holandesa Bernard Van Leer Fundation.
Através desta parceria, está sendo trabalhado uma série de projetos em Aracaju com o objetivo de desenvolver a cidade com foco na primeira infância, que vai de 0 a 6 anos. Entre as ações, estão sugestões no projeto de reforma do Parque da Sementeira e também na construção da avenida Perimetral Oeste.
“Dentro desse projeto, escolhemos a Emef Manoel Bonfim que, por mais que não tenha essa público de zero a seis anos, a nossa ação é pra comunidade toda e é por isso que nosso trabalho é focado na área externa, no campo de futebol ao lado e no canteiro. A ideia é trazer ludicidade pra este espaço, pinturas nos muros e nos chão, que vão trazer brincadeiras  e personagens educativos do projeto Pé de Infância, sempre estimulando a ação com a criança”, explica a coordenadora da ação, Flávia Saldanha.
Nas ações que serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 29, serão envolvidos também alunos das turmas de 9º ano, que aderiram à ação na confecção de ferramentas lúdicas. “Com os alunos menores, vamos criar na frente da escola uma horta e eles vão nos ajudar a fazer o plantio. Depois a escola vai cuidar desta horta e este espaço será integrado ao dia a dia da escola”, completa Flávia.
Na Emef também será criada uma biblioteca comunitária com foco na sergipanidade, com participação do poeta sergipano Chiquinho do Além Mar. No espaço também será confeccionado um grande mapa do bairro Bugio, para que os alunos possam identificar locais de lazer e aptos para brincadeiras.
“Será uma forma de trazer o espaço urbano para dentro da escola. E este é só o começo. É o projeto piloto em Aracaju, que foi abraçado pela Secretaria Municipal da Educação e pretendemos levar para outros espaços da cidade”, destaca Flávia.
“Esta ação faz parte do pacto feito pela Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro do Urban 95. Neste projeto, a Prefeitura se compromete a articular ações que já desenvolvia antes e a consolidá-las e também a deslanchar outras ações em torno da primeira infância, de modo a colocá-la como foco do debate. A gestão municipal sempre realizou estas ações, mas elas não tinham a devida visibilidade. Por isso, este comprometimento em aumentar a visibilidade e tornar a primeira infância uma pauta fundamental dessa proposta de gestão”, afirma a secretária municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite.
A culminância do projeto e inauguração da primeira ação do Pé de Infância acontece na próxima sexta-feira, 29, na Emef Manoel Bonfim.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *