Prefeitura de São Cristóvão e Senai entregam certificados de qualificação profissional a estudantes

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entregou na manhã desta quinta-feira (28), certificados de qualificação profissional para 111 sancristovenses. A cerimônia que aconteceu no auditório do Sergipetec coroou as atividades que se iniciaram em setembro e se encerraram na última semana.

“Estamos fechando mais uma etapa do nosso programa de qualificação profissional que se chama Tempos Novos e que se iniciou em 2017. Em nosso programa de governo nós estabelecemos como uma de nossas metas a qualificação profissional dos nossos jovens de São Cristóvão, e para isso buscamos parcerias com todas as instituições que possam junto conosco atender a essa necessidade do nosso povo. É com muita alegria que estamos formando mais uma turma com pessoas qualificadas, e faremos o possível para que mais sancristovenses possam ter essa oportunidade”, destacou o prefeito Marcos Santana durante o evento.

Ao todo foram 128 vagas disponibilizadas pelo Senai nos seguintes cursos: Auxiliar de Eletricista; Eletricista Automotivo; Costureiro Industrial de Moda Feminina; Produtor de Derivados de Leite; Produtor de Embutidos e Defumados. Eles fazem parte do programa de interiorização do órgão, como explicou o coordenador do projeto, Agildomar Lima. “Esse é um projeto que surgiu em 2005, numa parceria entre a Federação das Indústrias de Sergipe com os municípios sergipanos. Nós já atendemos 95% dessas cidades e hoje estamos encerrando essa etapa em São Cristóvão que nos recebeu bem, onde ofertamos 128 vagas com quatro carretas-escolas que ficaram situadas no CEAC do Eduardo Gomes”, explicou o coordenador.

Para a secretária da Semast, Lucianne Rocha, parcerias como estas com o Senai só acrescentam a população sancristovense. “Nós tivemos duas parcerias que deram muito resultado recentemente, que foram essa das carretas-escolas e também do curso Cozinha Brasil. Além de oportunizar espaços de inserção no trabalho, a gente precisa preparar esses jovens para serem inseridos no mercado. O Senai dentro do ‘sistema S’ é uma instituição que tem muita credibilidade, além disso empreendedores do município precisam estar cada vez mais se qualificando, para que possam ampliar seu empreendimento”, falou a secretária.

De acordo com a diretora do trabalho da Semast, Neusa Malheiros, a Prefeitura já tem dialogado com diversos órgãos para ofertar novos cursos em 2020. “A qualificação é uma porta de entrada para a juventude no mercado de trabalho. Para o ano que vem a expectativa é que nós possamos ampliar essa oferta para a população de São Cristóvão. Nós estamos fazendo uma consulta de interesse com a população para saber quais as demandas de cursos e assim saberemos como iremos planejar a oferta do próximo ano, podendo ofertar cursos em outras áreas ou aprofundamento nessas áreas ofertadas em 2019”, detalhou Neusa.

Alunos

Uma das alunas que recebeu o certificado na manhã de hoje foi Jucilene Cardoso, que participou do curso de Eletricista Automotivo. “É muito importante ter um curso como esse que também oportuniza vagas para mulheres. Eu tenho carro e sempre tinha dificuldades de lidar com os problemas que ocorriam, agora eu já tenho esse conhecimento e estou no mercado de trabalho com mais uma profissionalização”, afirmou.

Para Madson Felipe Santos, que participou do curso de Auxiliar de Eletricista, o curso irá contribuir para a busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. “Foi um ótimo aprendizado, com uma equipe excelente, e acredito que a partir de agora novas oportunidades surjam. Muito feliz agora com o certificado em mãos”, finalizou.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier

 

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta