Pular para o conteúdo
Início » Primeira edição do Encontro de Troca de Mudas reúne agricultores em Rosário do Catete

Primeira edição do Encontro de Troca de Mudas reúne agricultores em Rosário do Catete

A primeira edição do Encontro de Troca de Mudas do Banco de Alimentos do Município de Rosário do Catete reuniu na manhã desta quarta-feira (27), no Complexo de Assistência Social, dezenas de agricultores da sede e do Povoado Siririzinho. O objetivo é a promoção e a integração entre os produtores rurais e o incentivo a diversificação de produtos para aquisição e doação do Banco de Alimentos Vereador Epaminondas Barreto da Silva.

Durante o evento houve credenciamento dos agricultores, coffee break com produtos naturais, trocas das mudas de salsa, couve, rúcula, alface, batata-doce, macaxeira, inhame, manjericão, pinha, mamão entre outras; exposição de produtos da horta comunitária; e palestra com professor Chaski, ativista da ONG Pachamama e co-criador do projeto Espiral Comunitário, que já implantou mais de 80 hortas na América Latina.

De acordo com o prefeito de Rosário do Catete, César Resende, o encontro de troca de mudas é importante para promover esta troca de experiência nos cuidados durante o preparo do solo e no cuidado com as plantas. “Nossa intenção é adquirir uma área de terra para potencializar a agricultura familiar. Desde que assumimos, disponibilizamos maquinário para preparar a terra, distribuímos sementes de milho e autorizamos a pavimentação de ruas da Fazenda Comunitária para facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar, assim como meu pai realizou há 35 anos”, destacou.

A coordenadora do Banco de Alimentos, a nutricionista Ana Paula dos Santos, disse que o encontro foi um importante momento para troca de experiência. “O primeiro encontro é essencial para transmissão de conhecimento durante o cultivo dos alimentos. Precisamos aprender novas formas para o cultivo da terra a fim de obter mais aproveitamento dos alimentos e o Banco de Alimentos Municipal é uma ferramenta fundamental neste processo”, afirmou.

Os secretários municipais Edílson Oliveira (Serviços Urbanos), Antônio Monteiro (Governo), Maura Cecília (Cultura), José Anselmo (Ordem Pública), Cícero Netto (Comunicação) e Verônica Menezes (Assistência e do Desenvolvimento Social); os vereadores Willamis Cruz (Mi Cabeleireiro), Amélia Resende e Genílson José (Tchi da Banda) e a representante do Instituto Movere e Instituto Mosaic, Ana Cristina Sobral, prestigiaram o evento.

Por Keizer Santos / Fotos: Paulo César Almeida

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter