Pular para o conteúdo
Início » Professor Luiz Fernando Ribeiro Soutelo: o patrono da cultura Sergipana

Professor Luiz Fernando Ribeiro Soutelo: o patrono da cultura Sergipana

Professor Soutelo, como era conhecido, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de junho de 1949. Mas, aos quatro anos de idade passou a morar na cidade de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.

Foi estudante da rede pública, fez as séries iniciais na cidade de Estância, em seguida, no Colégio de Aplicação e no Colégio Atheneu, ambos em Aracaju. Logo após, cursou Faculdade de Economia na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Durante sua trajetória, exerceu cargos de professor da UFS, foi chefe de cerimonial do governo do estado, membro da Academia Sergipana de Letras, da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, do Conselho de Cultura do Estado de Sergipe e presidente da Câmara de Patrimônio Cultural.

Ainda foi secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e foi pesquisador de História Econômica pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Sua vida foi dedicada à história, aos livros e à escrita. Foram muitos os trabalhos que escreveu sobre a formação das cidades de Estância e Santa Luzia do Itanhy, onde detalhou como foram fundadas, suas famílias e fatos políticos, proporcionando ao pesquisador uma riqueza de informações.

Para além da vida acadêmica e pública, era, como destacou o professor e doutor em História Francisco Diemerson, “um amigo leal, conselheiro, cuidadoso e afetuoso, do tipo que distribuía cartões de natal para todos os seus queridos, ligava no fim das tardes de domingo para contar “causos” da vida o que rendia muitas risadas. Perdi meu pai intelectual, meu amigo. Perdemos um grande homem que é, sem dúvida, patrimônio da Cultura de Sergipe… Por tudo, obrigado mestre Luiz Fernando Ribeiro Soutelo!”

Professor Soutelo faleceu na madrugada de segunda feira, dia 03 de janeiro do presente ano, vitimado por um câncer de pulmão, deixando família e amigos desolados e o meio cultural com uma perda irreparável.

 

Sou Josevânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

 

Referência:

JL Política. Opinião – Luiz Fernando Ribeiro Soutelo: um patrimônio da Cultura Sergipana. Disponível em: https://jlpolitica.com.br/colunas/aparte/posts/passa-a-vigorar-salario-minimo-de-r-1-212-que-vai-ser-avaliado-pelo-congresso/notas/opiniao-luiz-fernando-ribeiro-soutelo-um-patrimonio-da-cultura-sergipana. Acesso em 05 jan. 2022;

ISTOÉ Aracaju. Morre aos 72 anos, o professor Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. Disponível em: https://www.istoearacaju.com.br/2022/01/03/morre-aos-72-anos-o-professor-luiz-fernando-ribeiro-soutelo/. Acesso em 05 jan. 2022;

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter