Programa Sergipe na Idade Certa atende 2.649 estudantes em distorção idade-série ao longo de 2020

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) instituiu em 2019 o Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC), que contempla as ações do Plano do Governo de Sergipe no quadriênio 2019-2022, a fim de promover intervenções pedagógicas para o avanço das aprendizagens dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino que se encontram em situação de distorção idade-série. Isso significa que um jovem com idade avançada cursando uma série que já deveria ter estudado tem a oportunidade de corrigir as distorções e superar as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar.

O programa continua em curso após as adaptações decorrentes do novo cenário educacional impostas pela pandemia do novo coronavírus. Durante a implementação em 2019, o ProSIC se debruçou na realização de formação dos professores e gestores escolares que atuam no ProSIC. Por meio de conferências online ou presencialmente, os formadores buscaram compartilhar com as escolas os conceitos teórico-filosóficos que norteiam o programa, contribuindo para a melhoria da prática pedagógica e troca de experiências.

A formação continuada faz parte da metodologia do programa visando aperfeiçoar, por meio dos professores-formadores, o desempenho em busca de práticas pedagógicas que motivam o professor a (re)pensar as suas próprias, munidos agora de novas estratégias que auxiliarão no planejamento de suas aulas. Inicialmente, o programa alcançou 11 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas em sete municípios diferentes. No período de seis meses foram atendidos 475 estudantes em situação de distorção idade-série, dentre os quais 60 concluíram o Ensino Fundamental.

A jovem Ana Carolayne Santana Gomes, do Colégio Estadual João Fernandes de Brito, localizado no município de Propriá, encontrou no recém-implantado programa disponibilizado na Rede Pública Estadual de Educação de Sergipe uma oportunidade para acelerar a trajetória escolar sem perder de vista a adequação a uma metodologia que gera autonomia para o indivíduo. Foi no Projeto de Vida, disciplina eletiva que trabalha o processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, que a jovem conheceu meios de estabelecer estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões da vida.

“Eu gostei muito do ProSIC por conta de uma matéria, Projeto de Vida, porque ela ajuda a gente a projetar o nosso futuro”, argumentou a jovem Ana Carolayne Santana Gomes. Segundo a diretora de Educação da Seduc, Ana Lúcia Lima, é por meio do Projeto de Vida que o estudante vislumbra novas perspectivas, identifica e desenvolve o próprio potencial, evoluindo cada vez mais nos estudos.

“O ProSIC é um programa que possibilita ao professor ter um novo olhar sobre os estudantes, diagnosticando a defasagem em termos de aprendizagem, acolhendo e respeitando a história de vida de cada um deles, pois alguns não conseguem enxergar a importância do estudo para a vida, vendo somente o lado obrigatório, imposto pela vida escolar. E o ProSIC veio ajudar nesse processo do aluno”, enfatizou Priscilla Silva Marques, coordenadora do Colégio Estadual João Fernandes de Brito.

Para o jovem Joherllysson dos Santos Sitineta, o ProSIC não salvou somente a trajetória escolar, mas também a vida dele, de uma forma geral. “O ProSIC faz com que a gente organize a vida. Eu e Carol estudamos na mesma sala. A gente achava que não tinha mais esperança para construir o nosso futuro. E a gente vai dar valor a esse momento”, disse, emocionado. E aproveitou para aconselhar os jovens de sua geração: “Quero deixar um conselho para os jovens. Aqueçam essa chama que há dentro de você. É na escola que o seu futuro vai surgir. Aos professores, quero dizer que vocês não soltem a mão do aluno; acreditem realmente em cada aluno que você vê todos os dias”, concluiu.

Um olhar acolhedor e pedagógico

Em 2020, 47 escolas dispõem do programa para atender estudantes em condição de distorção idade-série, distribuídas em todas as Diretorias Regionais de Educação, em 21 municípios sergipanos. Ao todo, 2.649 estudantes estão sendo atendidos pelo ProSIC nas respectivas escolas. Atualmente, o grupo de formadores/as da Seduc constituído da equipe gestora do Departamento de Educação é composto por uma coordenadora do Programa, seis formadores/as de professores/as dos anos finais do Ensino Fundamental, dois formadores/as de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma formadora de gestores/as. Este é o grupo designado pela gestão da rede estadual com o objetivo de garantir a sustentabilidade e a continuidade do programa.

Para a diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima, o programa tem como foco a formação dos gestores escolares, coordenadores das equipes regionais, diretores regionais e os professores dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, para que seja possível uma abordagem diferenciada para o trabalho com as crianças e adolescentes que estão em distorção. “Utilizamos metodologias sob um olhar acolhedor para que eles consigam ter novas perspectivas e recuperar a trajetória escolar”, declarou.

Com a chegada da pandemia ao Brasil, as aulas do programa continuaram de forma online ou com material didático impresso para os alunos sem acesso à internet em casa. Além disso, tiveram prosseguimento as atividades de formação continuada dos professores alinhadas ao contexto de pandemia; produção e distribuição dos cadernos de atividades integradas; planos de aula integrados para professores e apoio pedagógico.

Para mais informações de acesso ao Prosic, converse com a equipe do Programa Sergipe na Idade Certa para saber como enturmar os estudantes nas fases do programa, quais aspectos específicos precisam ser apropriados pelos professores e pela equipe de coordenação e direção da escola e tudo o mais necessário para que a distorção idade/série deixe de ser uma realidade no estado de Sergipe. Entre em contato pelo e-mail sergipenaidadecertaco@gmail.com e logo mais um dos formadores responderá, para que o processo tão logo se inicie.

 

 

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *