Programação do Setembro Amarelo em São Cristóvão iniciará nesta terça-feira

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolve uma série de políticas de promoção à saúde mental ao longo do ano, porém, neste mês as ações se intensificam por conta do ‘Setembro Amarelo’, uma campanha que ocorre em todo país com foco na conscientização sobre a prevenção do suicídio.  

A programação da campanha será iniciada amanhã, terça-feira (10), e se estenderá até o dia 25. Confira: 

– Dia 10, às 8h na UBS LUIS ALVES – Roda de Conversa utilizando dinâmicas dentre elas mitos e verdades em relação ao suicídio e orientação em relação aos cuidados e dispositivos que podem ser acessados. 

– Dia 13, às 9h no Caps Valter Correia – ações de promoção e vivência em saúde mental em parceria com o Caps Valter Correia, PET Saúde da UFS e outros equipamentos do território, com o objetivo de trazer um novo olhar para o Setembro Amarelo. 

– Dia 25, às 9h na UBS Maria José Figueiroa – palestra, panfletagem e orientação. 

– Dia 25, às 8h- Caminhada pela Vida- caminhada em prol da campanha de prevenção ao suicídio em parceria com os equipamentos da rede. Saída do Caps Valter Correia, parada na UBS Raimundo Aragão e finalização na UBS Jairo Teixeira com um lanche, panfletagem e atividades lúdicas. 

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Stefanie Silva Vieira, a programação deste ano foi pensada não somente para lembrar sobre a questão do suicídio, mas também para falar sobre a importância da valorização da vida. “Essa programação foi pensada inicialmente pelos profissionais da rede psicossocial, e em seguida incluímos outras áreas como a Assistência e a Educação. Nós estamos buscando trabalhar a questão da valorização da vida por meio das práticas de prevenção à saúde mental, para que pudéssemos atingir um público maior. Nestas ações nós contamos com o apoio do PET Saúde da UFS, e durante os encontros buscamos informar à população sobre a campanha, como e onde podem buscar apoio”, explicou. 

Dados 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação. 

 

Email: contato@imprensa24h.com.br
Telefone: 79 98808-2651
Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta