Pular para o conteúdo
Início » Projeto com soluções inovadoras visa melhorar educação básica em Aracaju

Projeto com soluções inovadoras visa melhorar educação básica em Aracaju

Por meio do Tiradentes Solutions Education Lab, o mestre em Educação, Ícaro Bastos, desenvolve testes em duas escolas na capital.

Professor há quase 15 anos, o mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), Ícaro França Bastos, desenvolve um projeto de soluções inovadoras para melhorar a educação básica em duas escolas da capital sergipana. A proposta deve proporcionar ideias que permitam um progresso na educação na cidade. Ele foi um dos dois selecionados pelo Programa Tiradentes Solutions Education Lab ainda em 2021.

“O projeto que está sendo desenvolvido objetiva a construção de um modelo educacional que permita a formação de um cidadão autônomo através da construção de um modelo de sala de aula flexível que proporcione a implementação de uma educação integral, articulando o estímulo das inteligências social e emocional com o desenvolvimento da criatividade e do pensamento sistêmico”, explica Ícaro.

O projeto está sendo testado em dois colégios em Aracaju: Escola Estadual Prof. Artur Fortes, no bairro Inácio Barbosa, no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, no Bairro Industrial. Elas são as primeiras escolas a experimentarem as metodologias e soluções práticas do planejamento estudado no mestrado de Ícaro. Segundo ele, a partir dos resultados nesses dois locais, a tendência é ampliar para mais escolas.

“O plano é que esse projeto ganhe um maior palco e possa ser implementado em outras escolas, para que desse modo o projeto leve esse modelo educacional integral à outras instituições e que assim contribua para o desenvolvimento de um número crescente de sujeitos mais emocionalmente e socialmente inteligentes, críticos, autônomos, criativos e conscientes das consequências do seu papel no mundo”, enfatiza.

Para proporcionar um intercâmbio de conhecimentos, Ícaro foi contemplado pelo programa com uma viagem para Boston (Massachusetts, Estados Unidos). A cidade é um dos maiores polos de educação tecnológica, inovação e empreendedorismo do mundo. Por isso, o egresso considera a viagem essencial para a construção do projeto final a ser implementado.

“É importante lembrar que uma educação de qualidade pode ser alcançada se forem levadas em conta experiências das mais variadas possíveis. Entender o que funciona e o que não funciona tem uma relevância grande, pois garante à pessoa que formula os projetos educacionais a escolher os melhores mais contundentes caminhos para atingir os resultados que se espera”, acredita.

Para o egresso, o Tiradentes Solution Lab é uma oportunidade de desenvolver na prática as teorias da sua pesquisa no mestrado. “As metodologias utilizadas serão centradas e fundamentadas em uma sala de aula desenhada de uma maneira tal que permita, dentre outras coisas, a flexibilidade necessária para que os alunos tenham um papel ativo no processo educativo e para que possam construir e desenvolver as diferentes habilidades múltiplas que são inerentes aos seres humanos”, salienta Ícaro.

Não só na capital sergipana existe necessidade de melhoria na educação. Programas como esse podem beneficiar mais instituições em todo o Estado no futuro. O que faz dessa iniciativa o primeiro passo para a reestruturação educacional em Sergipe.

Asscom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter