Quem é o homo sapiens primitivo dentro de cada um de nós?

Parece que não, mas existe dentro de cada um de nós um homo sapiens primitivo. O homo sapiens é o nome cientifico da espécie humana que de acordo com algumas teorias cientificas passa pelo processo evolutivo ao passar dos tempos. No entanto, mesmo com toda evolução que o ser humano passa, parece que sempre fica resquícios do homo sapiens primitivo, vamos citar aqui no texto dois lados da primitividade do homo sapiens que pode aparecer em cada um de nós: O ego exagerado e a perda de si mesmo.

O primeiro lado é o ego exagerado (a pessoa que só enxerga a si mesma o tempo todo) que traz o homo sapiens primitivo distante da civilização ao seu momento presente. Recordando o homo sapiens que conta a história, ele não tinha recursos de tecnologia a sua disposição por isso tudo era mais complicado e difícil. Nos tempos de hoje, que temos tantos recursos, por que algumas coisas parecem ser tão complicadas e difíceis? Fica a pergunta se nosso homo sapiens individual não tem sido da idade da pedra para vida do nosso próximo, tornando a vida mais densa e menos avançados em nossa civilização.

O segundo lado, é a perda de si mesmo. Diante da atual crise mundial pandêmica, o que mais se fala é de pessoas em todo tipo de crise. Crise de identidade, não saber quem é no mundo, crise existencial, as tendências suicidas e homicidas, todo esse cenário é a descrição de um ser humano que se desencontrou por muitos motivos. E esse desencontro consigo mesmo vai trazer por consequência o desencontro com o seu semelhante, fazendo-o este agir, como o homo sapiens primitivo que tinha que utilizar pedras e outros meios ultrapassados para suas atividades básicas do seu dia a dia como alimentação, higiene etc. E tudo era meio aos “trancos e barrancos”.

Nesse mês que lembra a libertação de tantos pensamentos que foram sendo trabalhados e mudados ao longo da história, destacamos nesse texto esse farol da libertação do homem primitivo dentro de nós, que soltemos as nossas amarras dos nossos pés e pulsos, bem como que libertemos das amarras do que nos arrasta ao passado. Bonito de se ver é essa liberdade regada a ordem e progresso em todos os cantos do nosso bonito país.

Meu nome é Andréa Modesto e estaremos aqui semanalmente conversando nesta coluna. Se você gostou curta, comente, compartilhe, faça parte dessa história.

Me siga no meu canal do You Tube: Andréa Modesto ou Facebook: www.facebook.com/andrea.liberty.5/saúde-da-alma. Instagram: andrea.liberty.5

 

 

 

Andréa Modesto
Assistente Social
Pós Graduanda em Saúde da Familia
Mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Atua na área da saúde emocional autora do Projeto Saúde da Alma.
E-mail: anmosa21@gmail.com

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Publicidade:

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta