Rede Estadual de Ensino em Sergipe inicia período carnavalesco nas unidades escolares

O grito de carnaval da Rede Estadual de Ensino este ano deu início no Centro de Excelência Gonçalo Rolemberg Leite, localizado no bairro Grageru, em Aracaju. Foi reservado para esta sexta-feira, 14, atividades voltadas para as festas do Rei Momo, com a perspectiva de acolhimento aos estudantes para mais um ano letivo.

A festa carnavalesca começou logo pela manhã, quando os estudantes receberam a visita de bandas sergipanas, discutiram temas relacionados aos gêneros musicais e a cultura que envolve a história do carnaval no Brasil. De acordo com a diretora da unidade, Liliane Pina, a festa acontece para que os jovens e as crianças conheçam com mais profundidade os temas relacionados à festa tradicional.

O Grupo Batalá, composto somente por mulheres, agitou os estudantes com o samba-reggae, ritmo base que elevou a temperatura durante o cortejo realizado nos corredores do centro de excelência. A coordenadora pedagógica do ensino regular, Leila Nascimento, também faz parte do time de batuqueiras. Para ela, a apresentação se sobressai em forma de incentivo para que os estudantes se inspirem em procurar atividades artísticas que gostem e despertem para assuntos suscitados por grupos como este. “É um trabalho de empoderamento feminino que estamos trazendo para dentro da escola. A partir disso a gente pode trabalhar várias temáticas em sala de aula, tanto da cultura afro-brasileira quanto das questões de gênero, por exemplo”, disse.

A professora de Arte da unidade, Carolina Naturesa, conta que as ações desse período apontam as culturas populares que são discutidas com os estudantes, de modo que eles possam compreender, não somente o carnaval, mas as expressões culturais que o cercam, além dos brincantes e brincadeiras.

Contagiados pelos ritmos afro-brasileiros, os estudantes e amigos, Mariana Santos e Eduardo Henrique, puxaram os demais colegas em uma dança sincronizada ao som da batida do tambor. Assim como fazem os maestros, conduziram a coreografia durante a apresentação do Batalá e do fitdance, que encerrou a festa. Os alunos, além de dançar gostam da alegria que é o grande manifesto do carnaval.

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta