Pular para o conteúdo
Início » RG digital: Primeiros cidadãos do país têm acesso ao documento

RG digital: Primeiros cidadãos do país têm acesso ao documento

Cidadãos do Acre foram os primeiros do país a ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no formato digital pelo aplicativo GOV.BR, nesta terça-feira (2/8). A nova carteira tem número único – que é o CPF – para evitar fraudes e eliminar a possibilidade de pessoas poderem emitir diferentes documentos nos estados e no Distrito Federal. Assim que o cidadão realiza o pedido de emissão no Acre, já retira o documento físico e pode ter acesso ao RG digital pelo celular.

O primeiro brasileiro a ter acesso à nova carteira pelo aplicativo GOV.BR foi o diretor do Instituto de Identificação, o policial civil Junior Cesar da Silva, de 43 anos. Ele foi uma das pessoas que procuraram a Organização em Centros de Atendimento (OCA) para emitir gratuitamente o novo modelo de identificação nos modelos em papel, policarbonato (plástico) e digital. A população pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (horário local), na rua Quintino Bocaiúva, 299, no centro de Rio Branco. O atendimento é realizado por ordem de chegada.

A nova identificação foi instituída pelo Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022. O normativo determina os procedimentos e os requisitos para a expedição da Carteira de Identidade Nacional por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, o processo de emissão começou na última semana. A previsão é que Goiás seja o próximo estado a emitir o documento para a população.

Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR

Depois de emitir a nova carteira nos órgãos estaduais, o cidadão deve baixar o aplicativo GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no app, aparecerá uma tela inicial com o ícone ‘Carteira de documentos’. A partir daí, basta clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso.

A nova Carteira de Identidade Nacional vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa versão do documento servirá também como documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ – o mesmo usado em passaportes. Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Prazo de validade do documento

A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e é aceita legalmente, inclusive no formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de cinco anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. O prazo é indeterminado para a população a partir dos 60 anos.

O documento no formato anterior é válido até 28 de fevereiro de 2023. Depois dessa data, a emissão da nova carteira passa a ser obrigatória.
Acesse o tutorial sobre a carteira no formato digital.

Mais informações sobre a emissão do documento no Acre: (68) 3215-2417, 3215-2449, 3215-2451.