Pular para o conteúdo
Início » RG inclusivo facilita rotina de pessoas com deficiência

RG inclusivo facilita rotina de pessoas com deficiência

Toda ferramenta que facilite o acesso aos direitos das pessoas com deficiência é fundamental no processo de inclusão dessas pessoas na sociedade. É pela ampliação desses direitos que a luta da advogada e pré-candidata à Câmara Federal, Priscila Boaventura (PSB/SE), será constante. Além de incluir em suas propostas projetos de inclusão e de políticas públicas que garantam direita como acompanhamento terapêutico em sala de aula, Priscila tem conversado com famílias, grupos de apoio, educadores, profissionais da área de Direito e Saúde para conhecer as necessidades mais urgentes e poder contribuir.

Um recurso já disponível, mas que talvez ainda não tenha alcançado a maior parte da população que tem direito, é a carteira de identidade com o registro das pessoas com deficiência e sua especificação: se visual, física ou motora, mental ou intelectual, auditiva ou paralisia cerebral.

“Com a emissão do Rg inclusivo, o acesso das pessoas com alguma deficiência – incluindo as pessoas autistas ou com síndrome de Down – aos serviços básicos é mais facilitado. Além disso, ao ter esse documento, a pessoa tem a comodidade de não precisar sempre estar munida de relatórios médicos ou outros documentos que comprovem sua deficiência, pelo fato dessa informação já estar inserida na carteira de identidade. Por mais serviços como esse, iremos lutar na Câmara Federal”, declarou Priscila Boaventura.

Onde emitir o Rg inclusivo

A carteira de identidade inclusiva pode ser emitida por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, localizada na rua Santa Luzia, 680, bairro São José. Também pode ser emitido pela Secretaria de Segurança Pública, no Instituto de Identificação.

O documento também pode ser emitido na sede do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), localizado na rua Geru, s/n, Centro (Edifício Estado de Sergipe, 26º andar). O agendamento prévio é realizado através do whatsApp (79) 99191-2068.

Para emissão do documento é necessário apresentar certidão de nascimento; RG (se já existir uma primeira via); laudo médico constando a deficiência; comprovante de residência; CPF; certificado de reservista (para homens que passaram pelo alistamento); título de eleitor; cartão do SUS e tipo sanguíneo (informações opcionais).

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter