Pular para o conteúdo
Início » Rivaldo Dantas: O grande Maestro Sergipano

Rivaldo Dantas: O grande Maestro Sergipano

Rivaldo Dantas nasceu na cidade de Maruim-SE, no dia 26 de abril de 1941. Despontou para a música aos 11 anos de idade quando ingressou no Instituto de Música e Canto Orfônico de Sergipe na modalidade violino com a professora Alaíde de Marsillac Fontes Góis. Passou a morar na cidade do Rio de Janeiro e foi membro da Orquestra Sinfônica da Guanabara, da filarmônica da Escola Nacional de Música e da Orquestra Juvenil do Teatro Municipal, da qual foi fundador.

Retornando a Sergipe em 1967, foi convidado a lecionar na Escola de Música e com o tempo passou a ocupar o cargo de diretor, cargo esse que exerceu por muito tempo. Na Universidade Santa Cruz, na Bahia, especializou-se em Administração Escolar. No mesmo período iniciou os estudos de Regência, Coral e Orquestra, o que lhe proporcionou atuar nessas áreas, contribuindo na formação musical de muitas pessoas em nosso estado.

Ainda foi regente do coral da Petrobrás por 15 anos, dando-lhe notoriedade no exterior com várias gravações em discos. Atuou na Associação Coral Evangélica de Sergipe como organizador e regente. Criou o Coral da Faculdade Tiradentes, atualmente Universidade, do qual foi regente por alguns anos. Ocupou posição de destaque e referência na criação de vários corais, a exemplo: Coral da Telergipe, Coral vozes de Sião da PIBA (Primeira Igreja Batista de Aracaju), Coral do Conservatório de Música de Sergipe.

Teve grandes mestres na área instrumental e de regência orquestral: Juarez Johnson, Eliazar de Carvalho, Mário Tavares, Enrique Gregory e Pablo Gorosito. Um de seus grandes feitos na sua brilhante trajetória foi a criação da SEC Banda, onde foi organizador, diretor artístico e maestro.

Foi convidado em 1991 pela Prefeitura de Rosário do Catete para criar a banda de Música Luíz Ferreira Gomes. Também redigiu o regimento interno e seu estatuto. No seu brilhante legado, ainda foi diretor do conservatório de música de Aracaju e regente da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

O maestro Rivaldo Dantas recebeu pela dedicação e serviços prestados à população a comenda da Ordem do Mérito Cívico da Liga da Defesa Nacional, obtendo o merecido título de comendador. Em evento promovido pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras da qual era presidente, foi homenageado pelos serviços prestados na área musical em Sergipe.

Enquanto atuou como responsável pela SEC Banda, recebeu o maior prêmio outorgado pela Associação dos Músicos Batista do Brasil (AMBB), na categoria Músico Brasileiro: Arthur e Lakschevitz. Este prêmio é concedido a personalidade que se destaca no cenário musical do Brasil em três categorias: Amigo da Música, Músico Estrangeiro e músico Brasileiro.

Rivaldo Dantas casou-se por duas vezes: a primeira esposa já falecida com quem teve três filhos, e dois do segundo casamento com a senhora Joseilde Souza Dantas, com quem conviveu até a sua morte, no dia 14 de maio de 2021, por insuficiência respiratória.

Sua esposa Joseilde, expressa o amor pelo maestro Rivaldo Dantas na seguinte frase: “meu amor por ele não acabou aqui. Vou levar comigo até o dia de reencontra-lo. Essa é a única certeza que eu tenho comigo e faria tudo por ele de novo”.

Sua filha Viviane Dantas Oliveira, emocionada o homenageia, dizendo: “O maior exemplo de vida com excelência, colocando Deus em primeiro lugar e servindo-o sempre com o melhor que posso ser e em tudo que eu fizer. Foi assim que meu pai me ensinou com exemplos diários de excelência”. E ainda: “Pai, o senhor é meu maior mestre e seu maior legado foi a palavra de Deus, o maior tesouro que pôde deixar para mim. Me ensinou o caminho da salvação em Cristo Jesus”.

O historiador e amigo Adailton diz: “Hoje o maestro se foi para os braços do Pai Celestial, nos deixando saudades e escrevendo seu nome na música de Sergipe”. E conclui: Rivaldo Dantas vive entre nós!!!!”.

 

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

 

Biografia:

ANDRADE, ADAILTON. Biografia de Adailton Andrade. Disponível em: < https://fontesdahistoriadesergipe.blogspot.com/>. Acesso em: 17 mai 2021;

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter