Pular para o conteúdo
Início » Roberto Souza Santos: mestre, professor e pai/mãe exemplar

Roberto Souza Santos: mestre, professor e pai/mãe exemplar

Professor Roberto Souza Santos nasceu na cidade de poço Verde, Sergipe, é filho de Oziel José dos Santos e Maria de Fátima Souza Santos. É solteiro e pai de Roberta Braga Souza Santos a qual cria sozinho.

Em busca de uma vida melhor, seus pais mudaram-se para a cidade de Aracaju quando Roberto ainda era um bebê. Ele cresceu no conjunto Santa Tereza, local onde reside até os dias atuais, embora residiu, por pouco tempo nas cidades de Estância e em Nossa Senhora do Socorro.

Estudou em diversas escolas públicas e privadas, a exemplo: Augusto Maynard, Alceu Amoroso Lima, Tobias Barreto, João Alves Filho, Escola Técnica Federal de Sergipe, atual IFS, Thialine, atual Colégio Brasil e por fim, após concluir o ensino médio, passou no vestibular da Universidade Tiradentes, UNIT, para o curso de História, onde se formou no ano de 2006, e logo foi contratado para Tutor, e assim permaneceu do ano de 2008 a 2011.

Fez pós Graduação em Educação e Patrimônio Cultural, pela Faculdade Atlântico, em 2008, Mestrado, em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN), Minter, entre a UFRN e UNIT, cursou Doutorado em Educação, pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, porém não chegou a concluir porque foi desvinculado da Unit, e o curso era um DINTER, Doutorado Institucional entre a PUC e a UNIT.

Começou a lecionar no colégio Frei Anselmo, CEPJSS (Colégio Professor Sebastião dos Santos), Colégio Brasil, Colégio Águia.
Foi promovido por concurso na UNIT para professor adjunto, e atuou de 2011 a 2013. Nesse período exerceu as funções de professor no curso presencial, EAD, criou e atuou na semana de pesquisa e extensão para alunos da modalidade EAD. Ainda foi Tutor da Universidade Aberta de 2010 a 2012.

Roberto Lecionou na Universidade do Nordeste da Bahia (FANEB), na cidade de Coronel João Sá na Bahia, de (2010 a 2013/2014 a 2019), nas Faculdades integradas de Sergipe, (FISE), em Tobias Barreto- SE, de (2013 a 2018), (FEJAV), Faculdade José Augusto Vieira, em Lagarto no ano de 2014.

Passou em Concurso da Secretaria Estadual de Sergipe no ano 2012, iniciando como professor da Educação Básica, e, à partir do ano de 2020 passou a lecionar para o Ensino Médio Integral. Ainda foi professor de curso de pós graduação pela Faculdade Sergipe, Pio X Masterideia em algumas cidades de Sergipe e Bahia entre os anos de 2010 e 2014. Também atuou em vários cursos e formação continuada em algumas prefeituras de municípios em Sergipe.

O professor Roberto Souza, ainda é escritor dos livros: História da Arte e História do Brasil República, da UNIT, A LUTA DO PODER SIMBÓLICO SOBRE A DOMINAÇÃO: Das Missões as Paróquias Sergipanas, e, coautor em: Ensaios de ciências Sociais, Sergipe, Temas de História, e Educação Católica.

Com toda essa “bagagem,” o ilustre professor e mestre Roberto Souza Santos, é um exemplo de inspiração para sua família, ex-alunos, alunos, amigos, e, sem dúvida, para a sociedade de modo geral. Uma frase que o identifica, é: “A vida é feita de dificuldade, luta e muitos sonhos. Porque tudo que vem fácil, vai tão fácil e rápido quanto chegou!” (Roberto Souza Santos).

Por: Vânia Sobrinho

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter