Saiba como utilizar a nota do Enem

Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 devem ficar atentos ao cronograma para submissão das notas aos programas de acesso ao ensino superior. Dentre as possiblidades de inserção, estão o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil, o Novo Fies. Em Sergipe, dos 78.487 inscritos, 62.543 candidatos compareceram aos locais de prova nos dois dias de aplicação, totalizando 79,7% de comparecimento em todo o Estado.

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar no dia 17 de janeiro de 2020 os resultados do Enem. Os candidatos poderão conferir as notas individuais na Página do Participante – no portal ou no aplicativo do Enem – após fazer login com CPF e senha. Caso o participante não se lembre da senha, basta clicar no campo ‘Esqueci minha senha´. O estudante deverá, então, confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária.

 

Sisu

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa as vagas disponíveis. O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode fazer a inscrição no primeiro semestre de 2020, o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação de ‘treineiro´.

Coordenadora do PreUni, a professora Gisele Pádua dos Santos explica que o participante precisa ficar atento às datas, notas de corte e modalidades de concorrência no ato da inscrição. “O estudante escolhe as duas opções de curso, instituição, local e o turno. Para além dessas escolhas, eles precisam escolher a modalidade que vão concorrer. Os nossos estudantes da rede pública têm prioridade no acesso: direito a concorrer as vagas que são estabelecidas pelas cotas, desde que ele tenha feito o ensino médio completo na escola pública”, disse ela, informando que o estudante poderá modificar suas opções de curso durante a semana que o sistema estiver aberto.

O resultado dessa seleção será divulgado no dia 28 de janeiro. Se aprovado, o candidato pode se matricular no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022, mesmo prazo para participar da Lista de Espera. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições inicia a partir de 7 de fevereiro a 30 de abril de 2020. “O estudante que não conseguiu aprovação nessa primeira chamada pode se cadastrar na lista de espera. Isso é muito importante porque ao longo do ano várias chamadas vão ocorrer. Então das duas opções, o estudante pode se cadastrar em uma opção, ficar na lista de espera e acompanhar as chamadas regulares. Nem tudo está finalizado no dia 28”, salientou Gisele Pádua.

 

ProUni

As inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao primeiro semestre de 2020 serão efetuadas no período de 28 a 31 de janeiro de 2020. Poderá se inscrever o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem referente à edição de 2019. Divulgação de resultados da primeira chamada será no dia 4 de fevereiro.

Publicidade:

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

O Programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

 

Novo Fies

O prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá início no dia 5 a 12 de fevereiro 2020, que está dividido em duas modalidades: Fies e P-Fies, destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2020. Caso o estudante tenha sido pré-selecionado na modalidade P-Fies, é necessário o comparecimento à CPSA de Instituição de Ensino para validação das informações de sua inscrição. Na modalidade Fies, inscrição deverá ser efetivada no período de 27 de fevereiro a 2 de março.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

 

Aprovações e expectativas

Consolidando as ações de acesso ao ensino superior na rede pública de ensino, o Preuni é um dos instrumentos que possibilitaram que o estudante do ensino médio estivesse preparado para o Enem. Segundo a Gisele Pádua, coordenadora do programa, 2.327 alunos do Preuni foram aprovados em universidades no ano de 2019.

Ao longo do período letivo, o PreUni desenvolveu suas atividades pedagógicas por meio de aulas presenciais e, para dar suporte ao alunado, fez a distribuição de cadernos didáticos, organizados por professores articuladores da rede estadual de ensino, com base na Matriz Referencial do Enem. Em parceria inédita, estabelecida entre o Dase e o Departamento de Educação (DED), todo o material foi compartilhado com os alunos do ensino médio da rede estadual.

Ainda de acordo com Gisele Pádua, dos 5.600 matriculados no curso Pré-universitário, 83,62 % se inscreveram no Enem 2019. “A previsão é que alcancemos cem por cento de aprovação desse total que se submeteram ao exame. O trabalho foi feito de forma efetiva. Nós tivemos sete revisões regionais, contemplando todas as diretorias, com a junção da DRE 4 com a 5, e da DRE 7 com a 9, com público estimado de 6.100 estudantes de todo o estado”, concluiu a gestora, informando que, antes disso, os alunos também se prepararam com as revisões de caderno, por área de conhecimento, além das oficinas de redação que aconteceram em consonância às revisões regionais.

 

 

Por Leonardo Tomaz

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

 

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta