Pular para o conteúdo
Início » Saiba quando e onde completar e reforçar o esquema vacinal contra covid-19 em Aracaju

Saiba quando e onde completar e reforçar o esquema vacinal contra covid-19 em Aracaju

A imunização contra a covid-19 tem se mostrado ferramenta fundamental na queda dos índices de óbitos e registros de novos casos confirmados pela doença. Desta forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal com a segunda dose, bem como as doses de reforço.
Para saber quando buscar sua dose basta conferir a data aprazada no cartão de vacina (principalmente no caso do intervalo entre a primeira e segunda dose), mas também é possível saber considerando os intervalos necessários para cada tipo de dose ou imunizante.
A terceira dose, chamada de primeiro reforço, está disponível para as pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose de Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac há quatro meses. No caso dos imunocomprometidos, com idade a partir dos 12 anos, o prazo diminui e as pessoas podem recebê-la a partir de 28 dias do recebimento da segunda dose.
“Temos mais de 170 mil pessoas com 18 anos ou mais, aptas a dose de reforço, e é essencial que elas busquem um dos nossos pontos de vacinação para recebê-la, em qualquer um dos pontos ofertados. Muito do cenário atual da covid, que tem se mostrado mais otimista, podemos atribuir à vacinação e, principalmente, quando as pessoas completam seu esquema vacinal e buscam a dose de reforço”, ressalta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Aline Monteiro.
Reforço Janssen
A coordenadora reforça ainda que, para quem foi vacinado com a dose única da Janssen, o esquema vacinal é diferenciado. “Uma dose do imunizante da Janssen equivale a duas doses dos outros fabricantes, por isso, quem recebeu a dose da Janssen e completou quatro meses, receberá uma dose de reforço, que pode ser feita com o mesmo imunizante ou com Pfizer, de acordo com a disponibilidade das UBSs [Unidades Básicas de Saúde]”, explica.
Vacinados em Aracaju
Com 91% do público alvo vacinado com a primeira dose contra a covid-19 (569.846 pessoas), a Prefeitura de Aracaju segue avançando na imunização da população. Com a segunda dose, já são 511.319 pessoas imunizadas, o equivalente a 81,8% da população vacinável, com cinco anos ou mais.
Já a terceira dose, que tem como público alvo as pessoas com idade entre 18 anos e 59 anos, profissionais de saúde e idosos, são 286.634 aracajuanos imunizados, o equivalente a 61,9% da população apta vacinável. Nos dez primeiros dias de aplicação da quarta dose contra a covid-19 em idosos, já foram vacinadas 7.721 pessoas, que representam 25,8% do público vacinável.
Onde se vacinar
De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) está disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, nos shoppings da capital e no drive-thru da Sementeira. As salas de vacina das UBSs funcionam no horário das 8h às 16h; a dos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins ficam abertas das 8h às 17h; e o drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.