São Cristóvão: Atualização cadastral dos usuários do SUS é realizada
A prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já iniciou a atualização de dados dos usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse cadastro pode ser feito nas unidades de saúde com uso do CPF e do comprovante de residência ou mesmo durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) até o mês abril.
Durante a visita são preenchidas informações como endereço, documentos pessoais e telefones na ficha do “e-SUS”, sistema de informação do Ministério da Saúde, para que sejam identificados dados como número de pessoas residentes no local, quadro de saúde de adultos e idosos, entre outros dados ligados a saúde das mulheres, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.
O objetivo desta ação é adequar o município ao novo modelo do Ministério da Saúde. O procedimento permitirá a construção de um banco de dados para avaliação e planejamento das ações do serviço público de saúde, especialmente na Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, por meio de consultas médicas, exames e vacinação.
Importância do cadastro
A secretária municipal de saúde, Fernanda Santana destacou a importância da população realizar o cadastro para a manutenção de serviços e programas importantes. “A população precisa ficar atenta para o cadastramento, permitindo a visita dos Agentes de Saúde ou se deslocando até a unidade de saúde da sua área, passando as informações necessárias. Esse cadastramento vai nos permitir manter a qualidade no atendimento e a manutenção de programas como o Saúde na Hora”.
Atualmente, cerca de 90 milhões de pessoas estão cadastradas nos serviços da atenção primária. De acordo com o Ministério, a meta, a partir do cadastramento, é chegar a cerca de 140 milhões de pacientes vinculados às equipes de saúde. Com isso, a ideia é aumentar o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos.
Novos usuários
Mesmo quem não utiliza os serviços do SUS, é recomendável que receba os agentes comunitários ou que procure uma UBS para fazer o cadastro, que auxiliará o Ministério da Saúde a manter um banco de dados com registros dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de centralizar todas as informações do paciente como consultas, exames, medicamentos e procedimentos de saúde.
Fotos: Heitor Xavier.
Notícias de Sergipe
Email: contato@imprensa24h.com.br
Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h
Imprensa 24 Horas
Siga nossas redes :