São Cristóvão: Novos Conselheiros tutelares são empossados

Foram empossados na manhã desta sexta-feira (10), os 15 novos conselheiros tutelares do município de São Cristóvão que atuarão até o ano de 2024. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do Fórum Desembargador Gilson Góes Soares, e contou com diversas autoridades do município e do estado.

Representando o prefeito Marcos Santana na cerimônia, a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Lucianne Rocha, parabenizou os novos conselheiros e ressaltou a importância do papel desempenhado por eles. “O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que foi criado a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem a função de zelar e fiscalizar toda a política da criança e do adolescente. É uma ação desenvolvida pela comunidade, então eles são eleitos pela população e funcionam como guardiões que tem a função de vigiar qualquer criança e adolescente que esteja passando por situação de violência. Ao poder público cabe dar condições para que isso funcione, pagando salários, a estrutura física, a estrutura funcional, também tendo a função de capacitar esses profissionais. O poder público tem que dar todo apoio, em transporte, agenciamento em tudo que for necessário para execução dos plantões, já que é um órgão que funciona 24h, tanto no período diurno quanto noturno e nos finais de semana. Isso tudo é papel do Estado que tem que dar essas condições”, explicou a secretária.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Lúcia de Souza, foi a responsável por empossar e dar as boas vindas aos novos integrantes do Conselho. “Esse é o momento de apresentar os conselheiros tutelares do nosso município. Há quatro anos fiz a posse dos antigos conselheiros e hoje estou novamente fazendo isso, por isso agradeço a todos pela confiança. É necessário que haja a união entre os conselheiros para que façam um bom trabalho para as nossas crianças e adolescentes que precisam desse trabalho”, destacou.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Glícia Salmeiron, esse é o momento de reafirmação do compromisso de cidadania. “Esse é o momento que se recomeça e se reafirma o compromisso de cidadania, e isso se faz quando nós podemos contribuir de forma afirmativa, para que crianças e adolescentes estejam fora da situação de risco, e isso significa dizer que elas não sofram qualquer tipo de violência, seja ela a negligência, maus tratos físicos e psicológicos, sejam de fato prioridade absoluta de acordo com o que define e estabelece a Constituição Federal em seu artigo 227”, pontuou.

Katiucia Menezes Ramos foi uma das conselheiras empossadas na manhã de hoje. Ela agradeceu os 520 votos recebidos. “Foram votos alicerçados em família, amigos, em uma verdadeira democracia participativa. Sabemos que enveredar por essa área da criança e do adolescente é um desafio diário, principalmente em um momento tão difícil do nosso país, com perda de direitos. Mais uma vez as pessoas me deram essa missão, porque ser conselheiro tutelar não é uma profissão e sim uma vocação”, afirmou.

Presenças

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Adilson Júnior, presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Júnior, os vereadores Diego Prado e Vanderlan Nego, e os secretários: Quitéria de Barros (Educação), Fernanda Santana (Saúde), Eldro França (Fazenda).

Fotos: Dani Santos

 

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta