São Cristóvão suspende uso da vacina Astrazeneca em grávidas após recomendação da Anvisa

A vacinação de grávidas com a vacina Astrazeneca do Laboratório Fiocruz foi suspensa em São Cristóvão após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa fez a recomendação nesta terça (11) após notificação de um óbito de gestante em evento adverso muito raro e ainda sem investigação. A suspensão é uma medida de precaução até que a investigação do caso possa avançar.

 

Gestantes e puérperas haviam sido incluídas pelo Ministério da Saúde nos grupos prioritários no último mês e começaram a ser vacinadas no município no dia 3 de maio. A recomendação para as gestantes que já haviam recebido a vacina Astrazeneca é que elas devem receber acompanhamento médico daqui para frente.

 

A suspensão da Astrazeneca em São Cristóvão durará até que nova orientação seja dada pela Anvisa.

 

Reações adversas graves à vacina são raras

Reações adversas e efeitos colaterais graves após uso das vacinas são raros dentro do universo de pessoas que já foram vacinadas e não tiveram nenhuma reação. O risco de complicações, internações e morte por covid-19 é ainda bem maior que os efeitos colaterais observados até então. Por isso, recomenda-se que a vacinação continue nos demais grupos prioritários com as demais vacinas disponíveis no país.

 

 

Vacinação dos demais grupos continua em São Cristóvão

A vacinação das pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais continua acontecendo no município de São Cristóvão, que também está vacinando as pessoas com deficiência (40 anos ou mais e com cadastro no BPC) e pessoas com doença renal crônica em uso de diálise (18 anos ou mais).

O município pausa apenas a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, pois não possui doses da Coronavac destinada a este público.

 

Lista de comorbidades e pontos de vacinação

A lista de doenças consideradas para vacinação, a lista das escolas que são pontos de vacinação e outras dúvidas sobre essa etapa de Comorbidades podem ser consultadas no site da prefeitura, clicando aqui.

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *