Seduc conclui programação de lives ‘Saúde Mental em Rede’ nesta quarta-feira, 27

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia 19, os centros universitários Estácio e Maurício de Nassau e a Universidade Tiradentes (Unit), conclui na quarta-feira, 27, a programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, com a live intitulada Saúde Mental em Rede, por meio do YouTube Educação Sergipe, a qual terá como público-alvo a comunidade escolar da rede pública de ensino.

 

Com a participação de especialistas convidados, o evento terá início às 16h, com a palestra “Vamos conversar sobre o suicídio: O que a escola pode fazer? O olhar dos/as estudantes”, que será ministrada pelos professores Luana Cristina Silva Santos, da Estácio; Guilherme Caldeira, da Unit; e Diego Cardozo Mendonça, da Uninassau. Dentre os pontos a serem abordados estão os impactos da pandemia de covid-19 na saúde mental; o período de pandemia e a possível potencialização do sofrimento; suicídio; posvenção; os comportamentos autolesivos comuns entre adolescentes; autolesão: caracterizado como comportamento suicida ou sem intenção suicida; fatores de proteção ao comportamento suicida; e medidas protetivas a serem adotadas.

 

A coordenadora do Núcleo de Apoio Socioemocional (NAS), professora Márcia Furlan, que fará a mediação, falou sobre a premissa do evento. “Nosso objetivo é promover diálogo com toda a comunidade escolar, principalmente com os/as estudantes, buscando desfazer o estigma sobre o suicídio. Abordar essa temática significa quebrar um tabu, mas sem alarmismos e de forma responsável. Dessa forma, procuramos, neste evento, entender esse fenômeno e como ele pode afetar nossos adolescentes e jovens. Um caminho que pode gerar discussões saudáveis e prevenir mortes”.

 

“Teremos a participação de Lorena Nunes, estudante do 10º período de Psicologia da Estácio, a qual mediou rodas de conversa com estudantes de escolas públicas da rede estadual sob a orientação da professora Luana Cristina. Contaremos ainda com a presença do estudante Vitor Cardoso Alves, egresso do Centro de Excelência Prof. Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão, que desenvolveu projeto na temática e atualmente está pleiteando um projeto de lei nessa mesma área. Em decorrência de sua atuação, obteve uma bolsa de estudos em uma IES em Belo Horizonte”, informou Márcia Furlan.

 

Autor do projeto de Lei que institui o Programa Nacional de Combate ao Suicídio de Crianças e Adolescentes (PNCSCA), o estudante sergipano Vitor Cardoso é um defensor do amplo debate e publicização do assunto. “Para mim é muito importante saber que a Seduc sempre está promovendo esses espaços de discussão, até porque é uma temática delicada, e toda e qualquer forma de debate é sempre bem-vinda, visando a difundir esse conhecimento e trazer o público-alvo para dentro dessa temática. Acredito que é na comunicação que a gente acaba respondendo a muitas dúvidas e angústias”.

 

“Meu projeto trabalha justamente nessa questão do debate e que é tratado em duas vertentes: do atendimento humanizado diante um risco iminente e a questão da prevenção no espaço escolar. Ele foi construído com base nessa observação e traz dispositivos legais que realmente buscam uma estratégia para combater o suicídio. Atualmente o PL encontra-se no gabinete do senador Alessandro Vieira, onde estamos fazendo um trabalho sistemático, e no momento oportuno espera-se a apreciação por parte do senado federal”, disse Vitor Cardoso, que cursa faculdade de direito no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte/MG, e Economia na Universidade Paulista (UNIP).

 

A união entre Seduc e instituições parceiras foi crucial para a realização do webinário, que teve início no dia 26 de agosto, com a participação de diversos especialistas. No evento desta quarta, 27, o professor Guilherme Caldeira, representará a Universidade Tiradentes (Unit). “Será um momento rico. Estaremos debatendo conjuntamente com meus colegas professores Diego Cardoso e Luana Santos e com estudantes acerca do tema. Aguardo a presença de todos”, finalizou ele, fazendo o convite.

 

Acesse o YouTube: https://youtu.be/wUla2ZgCqLw

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *