Pular para o conteúdo
Início » Seduc divulga resultado da primeira fase do concurso minha merenda é a melhor

Seduc divulga resultado da primeira fase do concurso minha merenda é a melhor

Está disponível no Portal da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) a lista das receitas aprovadas na etapa regional do concurso “Minha merenda é a melhor”. O resultado apresenta 17 receitas que atenderam aos critérios estabelecidos em edital. Nessa primeira etapa, o concurso avaliou 81 receitas.

 

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Edneia Sobral, destaca que os profissionais têm realizado um trabalho notável com os produtos da merenda escolar. “A nossa intenção em fazer esse concurso pela primeira vez no estado é valorizar e mostrar a importância que as merendeiras e merendeiros têm para o Departamento de Alimentação Escolar. Nós temos profissionais que seguem o cardápio e, além disso, criam pratos muito bons também, por isso gostaríamos de abrir esse espaço para que todas as merendeiras e merendeiros possam expor suas receitas”, disse.

 

Na etapa eliminatória, entre os dias 24 e 27 deste mês, os autores das 17 receitas classificadas por diretoria regional de educação terão de gravar e enviar para o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), por meio do endereço eletrônico dae@sistemas.seduc.se.gov.br, um vídeo de até três minutos explicando o passo a passo da receita; e um segundo vídeo de até dois minutos demonstrando a importância da alimentação escolar na unidade de ensino em que a merendeira ou merendeiro exerce a função. Essa etapa irá eleger as 10 receitas finalistas.

 

A responsável técnica do setor de nutrição do DAE, Esteli Mendonça, explica que o concurso prioriza alimentos regionais e receitas que atendem aos critérios de preparar um prato salgado contendo, preferencialmente, ingredientes importantes para uma alimentação saudável.

 

“Os critérios de classificação foram a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, principalmente os gêneros que estão dentro do nosso cardápio distribuído nas escolas. Então, quanto mais o candidato fizer a receita utilizando esses gêneros, mais pontuação terá, tendo mais chances de avançar para as etapas eliminatória e final”, explicou Esteli Mendonça.

 

Os autores das 10 receitas finalistas irão participar da etapa final no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes, onde deverão preparar as receitas em conformidade com o que foi cadastrado. Os pratos serão degustados por uma comissão julgadora, formada por cinco membros, que indicarão em voto secreto a melhor receita de cada região. A comissão julgadora será formada por um membro da Seduc, representado pela diretoria do Departamento de Alimentação Escolar (DAE); um chef de cozinha reconhecido pela crítica; um nutricionista responsável técnico pelo PNAE do estado de Sergipe; um presidente do conselho de alimentação escolar (CAE/SE) e um professor(a) de gastronomia da Universidade Tiradentes (UNIT).

 

Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: os 20 participantes selecionados na etapa regional receberão um kit para manipuladores de alimentos, personalizado especialmente para o concurso; os autores das 10 receitas finalistas serão contemplados com os seguintes prêmios: 1° colocado, uma smart tv; 2° colocado, micro-ondas; 3° colocado, batedeira planetária;  4° colocado, multiprocessador de alimentos; 5° colocado, forninho elétrico; 6° e 7°colocados, liquidificador; 8°, 9° e 10° colocados, uma sanduicheira elétrica.

 

Acesse e conheça as receitas classificadas na etapa regional: https://bit.ly/3wz7Q99

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter