Seduc promove segundo webinário docente do projeto Aprova Brasil no dia 25 de agosto

Com o objetivo de apresentar as atividades de reforço para progressão das habilidades, dialogar a partir de dúvidas dos professores e compartilhar práticas educativas exitosas, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), promoverá no próximo dia 25 de agosto, às 16h, o II Webinário Docente do Projeto Aprova Brasil, iniciativa da Editora Moderna, com o tema “Interações de Práticas em Sala de Aula”. Para participar do encontro não será necessária inscrição, basta acessar o link disponível para cada sala temática.

O encontro terá como público-alvo os coordenadores pedagógicos das diretorias regionais de educação (DREs), coordenadores de ensino e professores das unidades escolares que ofertam Ensino Fundamental na rede Estadual de Educação. Na oportunidade haverá a discussão sobre a importância da prova Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no âmbito das políticas públicas para a educação em níveis estadual e nacional, e a análise dos resultados considerando a aplicação nos últimos anos.

Para a diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, os resultados das Avaliações Diagnósticas e Simulados, juntamente com as devolutivas do Aprova Brasil, promovem a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, subsidiando ações de intervenção pedagógica que objetivem a aprendizagem dos estudantes. “Precisamos analisar os resultados desses instrumentais visando sempre ao reforço das habilidades em que os alunos tiveram menor desempenho, e o webinário irá contribuir com a apresentação e interação dessas práticas, constituindo-se em fator importante para que o professor seja fortalecido em sua prática”.

O planejamento pedagógico das escolas parte das Diretrizes Nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Saeb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Currículo de Sergipe e demais orientações educacionais da Rede Estadual. O projeto Aprova Brasil/Editora Moderna facilita, por meio das plataformas, o acompanhamento dos dados referentes à aprendizagem dos estudantes. Assim, o coordenador, que exerce função primordial nessa ação, pode auxiliar diretamente o professor no planejamento de estratégias, buscando garantir a aprendizagem dos estudantes.

As ações do Projeto Aprova Brasil são coordenadas pelo DED, por meio do Serviço de Ensino Fundamental (SEF). A chefe desse setor, professora Kelly Valença, destaca que a segunda edição do Webinário “é uma oportunidade de troca de saberes, interação entre a rede estadual e, acima de tudo, o compartilhamento de práticas exitosas. Além de impulsionar o trabalho com o projeto Aprova Brasil, o II Webinário tem o propósito de inspirar os docentes a partir das experiências compartilhadas e fortalecer os Simulados III e IV”.

Para a coordenadora pedagógica do Projeto Aprova Brasil na Seduc, professora Tânia Carvalho, nesse contexto de pandemia, os professores foram desafiados a experimentar novas formas de ensinar e necessitam de assessoramento por parte dos coordenadores de ensino. “Pensando nisso, a Secretaria de Educação, em parceria com a Editora Moderna, realiza essa ação no sentido de fortalecer as coordenações e oportunizar aos professores o compartilhamento de suas experiências”, concluiu.

Projeto Aprova Brasil

Entre as competências necessárias para as situações da vida cotidiana do estudante, o projeto Aprova Brasil tem foco na competência leitora, na competência matemática e na resolução de problemas considerados a partir de um conjunto de habilidades que associam conteúdos curriculares e operações mentais.

A liderança do coordenador de ensino é fundamental para garantir a atuação assertiva e escuta qualificada das dificuldades dos professores, o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, a execução do planejamento e desdobramento dessas ações ao longo do ano.

Diante da relevância desse importante papel, o II Webinário do Projeto Aprova Brasil considera o coordenador pedagógico da Regional de Educação e o coordenador de Ensino como profissionais indispensáveis no monitoramento dos dados e no (re) planejamento das ações pedagógicas.

Sala 1 – Anos Iniciais | Formadora Maria São Pedro Barreto Matos:

 https://meet.google.com/zdu-euxq-dui

.Sala 2 – Anos Iniciais/Língua Portuguesa | Formadora Roberta Martins Melo Saro:

https://meet.google.com/sep-qoqz-cvz

Sala 3 – Anos Finais/Matemática | Formador Douglas Batista Silva:https://meet.google.com/uio-tpjf-kgq

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

 

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